O SITRAEMG convida os servidores do Judiciário Federal para a apresentação do seu bloco de carnaval, “A Justiça não é cega”, na abertura da III Bienal do Livro de Contagem. A apresentação será às 19h30 da próxima sexta-feira (08/11): o bloco irá da Praça da Jabuticaba em direção ao Espaço Popular, tudo isso no centro de Contagem, onde fará a apresentação, sob a regência dos mestres Tiago, Miriam e Marília, da Comunidade Quilombola dos Arturos.
A bienal, que se estenderá até o dia 10/11 (domingo), reunirá os maiores nomes da literatura nacional dos últimos tempos e terá, nessa edição, grandes representantes do cinema e da música brasileira.
“A Justiça não é cega”
O bloco do SITRAEMG foi criado em 2016 e, desde então, desfila todos os anos próximo do período oficial do carnaval brasileiro. O objetivo é oferecer aos filiados e familiares mais uma alternativa para participarem do carnaval e aproveitar a oportunidade para aproximar a entidade e a categoria da população, durante essa festa de grande interesse popular.
As aulas do grupo de percussão, que preparam o bloco para a festa momesca, ocorrem todas as sextas-feiras, a partir das 19 horas. Qualquer filiado ou filiada pode participar. Os instrumentos são do Sindicato.
A Comunidade dos Arturos
A Comunidade Quilombola dos Arturos é composta por descendentes de Camilo Silvério da Silva, que chegou ao Brasil em meados do século XIX, transportado em navio negreiro oriundo de Angola, no continente africano. O nome Arturos se refere a Artur Camilo Silvério, que seria o mais próspero entre os descendentes. A comunidade localiza-se na Rua da Capelinha, 50, bairro Jardim Vera Cruz, em Contagem, e preserva sua cultura e religiosidade através do congado.
A Bienal
De acordo com a programação da III Bienal do Livro de Contagem, as atrações, ao longo dos três dias, acontecerão em cinco espaços diferentes: Auditório Principal, UNA conhecimento, Área Água, Espaço Ar e Casa Amarela.
O acesso será gratuito, sem necessidade de fazer inscrição.