Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Assembleia Setorial: servidores da Justiça Federal convocam toda a categoria para “Apagão Total” de quarta-feira, 24 de setembro

Compartilhe

 

IMG_3698
Os servidores da Justiça Federal lotaram o auditório para participarem da assembleia setorial, conduzida pelo coordenador do SITRAEMG Célio Izidoro – Fotos: Gil Carlos

Ainda embalados pela greve que foi suspensa a partir do último dia 18, com manutenção do “estado de greve”, os servidores da Justiça Federal lotaram o auditório do prédio da Seção Judiciária da avenida Álvares Cabral, 1805, em Belo Horizonte, para a assembleia setorial realizada na tarde desta segunda-feira, 22, e se mostraram plenamente engajados na luta e dispostos a aderir, em peso, ao Apagão do Judiciário Federal convocado para a próxima quarta-feira, 24, em todo o estado, pela aprovação da reposição salarial da categoria. A indignação dos servidores é total e o principal alvo é o governo federal – e, em especial, a presidente Dilma Rousseff, que se recandidata ao cargo depois de retirar, por duas vezes, a verba da revisão salarial que já havia sido incluída, pelo STF, no orçamento do Judiciário Federal. E um apelo foi deixado aos colegas dos outros tribunais: que todos – dos quatro tribunais – adiram ao Apagão e, quem mora em Belo Horizonte, compareça ao ato e assembleia geral.

Depois de várias manifestações dos participantes, a assembleia setorial, que foi conduzida pelo coordenador do SITRAEMG Célio Izidoro, deliberou o seguinte: na quarta-feira, 24, dia do Apagão, os servidores da Justiça Federal irão se concentrar em frente ao prédio da avenida Álvares Cabral, 1.741, às 12h30, e, de lá, seguirão em passeata para o prédio dos Cartórios Eleitorais em Belo Horizonte (Avenida do Contorno 7038, bairro de Lourdes), onde haverá o ato e assembleia geral extraordinária já convocados pelo Sindicato, a partir das 13 horas. A passeata será puxada por carro de som e incrementada com um “cortejo fúnebre” da presidente Dilma, para o enterro simbólico que será encenado durante o ato em frente ao prédio dos Cartórios Eleitorais.

Ainda na assembleia setorial de hoje, ficou definido que o SITRAEMG enviará carta aos diretores de secretarias, assessores de juízes e aos próprios magistrados (juízes e desembargadores), reivindicando o apoio destes e pedindo que não impeçam a mobilização da categoria e a adesão ao Apagão. O Sindicato também ficou incumbido de providenciar cartazes e outdoors com mensagens contra o governo e pela valorização dos servidores do Judiciário Federal, mostrando a importância dos órgãos da Justiça para os cidadãos e para os trabalhadores e a necessidade de por fim a uma defasagem salarial que já dura oito longos anos. A entidade se encarregará, ainda, de enviar “release” (texto como sugestão de pauta) à imprensa convidando os veículos para as atividades de mobilização, com destaque para o cortejo fúnebre e enterro simbólico da chefe do Executivo federal.  Durante o ato, será distribuída carta à população evidenciando os motivos da mobilização da categoria, para que a população se conscientize da importância do trabalho dos servidores da Justiça e não dê ouvidos à campanha deliberada do governo de enfraquecimento do Judiciário Federal. A disposição dos servidores é de Apagão Total, com fechamento das secretarias, deixando-as por conta dos seus diretores s e juízes.  

O coordenador do SITRAEMG Célio Izidoro deixou claro que as deliberações das assembleias setoriais (confira aqui o calendário de mobilização: amanhã será no TRT da Rua Mato Grosso, 468, e na quinta-feira, 25, no TRE da avenida Prudente de Morais, 100 – serão  “socializadas” e executadas a partir do Comando Estadual de Mobilização, que se reúne diariamente na sede do SITRAEMG.

Gratificação Eleitoral

Ainda na assembleia de hoje, os servidores da Justiça Federal se posicionaram contra a atitude do TSE de enviar ao Congresso Nacional anteprojeto de lei que prevê a criação da GRAEL (Gratificação Eleitoral) exatamente durante o movimento paredista dos servidores do Judiciário Federal. Eles disseram entender que foi uma clara tentativa de Dias Tofolli de desmobilizar os servidores da Justiça Eleitoral, beneficiários da gratificação. Manifestaram, inclusive, insatisfação em relação a posicionamento do coordenador geral do SITRAEMG Alexandre Magnus a respeito da GRAEL, durante reunião com os servidores do TRE/MG em Contagem, em 30 de julho.

Esclareça-se, no entanto, que o coordenador geral do Sindicato afirmou, nessa reunião (veja aqui), que o SITRAEMG ainda não tinha “posição definida a respeito da gratificação”, completando apenas que “se os servidores a quiserem aprovada, o caminho é o mesmo do reajuste salarial: mobilização”. As informações mais detalhadas a respeito da GRAEL, incluindo os detalhes da reunião de coordenadores da entidade com o assessor parlamentar do TSE, Flávio Ribeiro Santana, em 29 de agosto, ocasião em que também foi conversado sobre essa questão, podem ser conferidas na página 8 da edição nº 99 do JORNAL DO SITRAEMG, que circula a partir desta segunda-feira, 22 de setembro. Confira aqui a edição.

Veja mais fotos da assembleia:

IMG_3702

IMG_3700 IMG_3707 IMG_3710 IMG_3711

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags