Uma importante vitória conquistada pela atuação do Sitraemg na luta junto aos deputados pela rejeição da PEC 32/2020, da Reforma Administrativa. O deputado Eduardo Barbosa (PSDB/MG) gravou um vídeo declarando-se contra a reforma. Ele afirma que, ao analisar o texto do relator, deputado Arthur Maia (DEM/BA), percebeu que não oferece nenhum ganho para a população. Ao contrário disso, prejudica o servidor de carreira e não mexe nos verdadeiros privilégios, que, na sua opinião, são os altos salários e penduricalhos, sobretudo, dos membros do alto escalão do governo.
A gravação do vídeo foi conseguida depois de vários contatos obtidos pelo coordenador do Sitraemg Carlos Wagner e da vereadora Irene de Melo Franco com o deputado. Moradores de Pará de Minas e conterrâneos de Barbosa, o servidor e a vereadora conversaram antes com ele, por telefone, buscando convencê-lo a votar contra a reforma. No último dia 20, os três encontraram-se pessoalmente nas celebrações do aniversário da cidade natal. Foi quando o deputado decidiu registrar sua posição contrária ao desmonte dos serviços públicos.
Em maio deste ano, ele se reuniu virtualmente com coordenadores do Sitraemg para falarem sobre a Reforma Administrativa. Embora bastante receptivo, chegou a defender pontos da reforma, mas não disse como votaria. Contudo, abriu-se para a possibilidade de defender alguma alteração ao projeto. Sugeriu que o sindicato enviasse a ele seus argumentos e pleitos em relação à PEC, o que já foi feito.
Por tudo isso, a manifestação do deputado é considerada, mais do que uma vitória da luta dos servidores, um verdadeiro “vira voto” contra a PEC 32, uma vez que o PSDB, nas votações na CCJ e Comissão Especial da Câmara, orientou pelo voto “sim” à proposta do governo.