Analistas do Judiciário e o Sitraemg irão tratar de questões específicas do segmento. A reunião vai acontecer de forma virtual em 31 de maio, às 19 horas.
Uma das organizadoras do encontro é a analista da Seção Judiciária de Minas Gerais, vinculada ao TRF1, Soraia Aparecida Maia. Ela diz que a intenção é apresentar uma pauta específica dos analistas e promover a sua defesa.
Segundo explica, a reunião é uma primeira ação do segmento, que está trabalhando na formulação e futura apresentação dessa pauta de reivindicações ao Poder Judiciário. Um passo seguinte será organizar junto à Fenajufe um Encontro Nacional dos Analistas do Poder Judiciário.
De acordo com a servidora, há duas questões importantes sendo tratadas pelo segmento, ainda que inicialmente. A primeira é a equiparação salarial entre os analistas do Poder Judiciário com os analistas de outros segmentos do serviço público federal. A segunda, o reconhecimento dos analistas do judiciário como sendo de carreira típica de Estado.
“Nosso objetivo com a reunião é que os analistas tomem conhecimento das discussões dos grupos de estudos sobre as carreiras do Poder Judiciário da União. Para poderem, então, participar do debate”, diz. Segundo explica, existe uma articulação em nível nacional dos analistas em torno desses debates.
“O Sitraemg vai propor a reativação do Núcleo dos Analistas, que foi criado em assembleia da categoria em 2014, para promover a organização e mobilização desse setor importante do PJU”, explica o coordenador da entidade Lourivaldo Duarte.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg