Levantamento divulgado essa semana pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) mostra que, em 26 municípios com mais de 200 mil eleitores, exceto as capitais, há ao menos um candidato a prefeito ou a vice-prefeito respondendo na Justiça a ações penais públicas ou de improbidade administrativa. A pesquisa foi realizada em 47 das 53 cidades com mais de 200 mil votantes, excluindo as capitais. Confira aqui a lista completa da AMB.
Na segunda etapa do levantamento dos candidatos “ficha suja” realizado pela AMB – o primeiro revelou os candidatos das capitais, que respondem a ações judiciais – dos 401 candidatos pesquisados, 9,2%, ou seja, 37 candidatos, respondem a processos na Justiça. Em Maringá e Ponta Grossa (PR), São José dos Campos e Piracicaba (SP) e Contagem e Juiz de Fora (MG) os órgãos pesquisados não disponibilizaram informações sobre os candidatos.
De acordo com a AMB, o objetivo é facilitar o acesso da população e da imprensa a informações públicas que possam fundamentar a escolha dos eleitores. O levantamento tem como base informações dos TREs, Tribunais de Justiça dos estados, dos Tribunais Regionais Federais, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a entidade, o próximo levantamento será feito nas cidades com mais de 100 mil eleitores e deve ser divulgado na segunda quinzena deste mês