Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

ALMG discute compensação por nova fábrica da Coca-cola em Itabirito

Compartilhe

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater as medidas compensatórias aplicadas à Coca-Cola pela instalação da sua fábrica em Itabirito (Região Central do Estado). A audiência atende a requerimento do deputado Fred Costa (PEN) e está marcada para a próxima quinta-feira (23/11), às 10 horas, no Auditório.

Segundo o presidente da comissão, ações de compensação por parte da empresa ainda estariam sendo mantidas em sigilo e o objetivo maior da audiência é que elas se tornem públicas. Conforme o deputado, moradores de bairros e condomínios da região afetada, que além de Itabirito envolve ainda Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte), afirmam que os impactos ambientais e as medidas compensatórias não foram discutidos com a população quando houve o licenciamento para a construção da fábrica.

Uma das medidas compensatórias adiantadas por moradores do bairro Balneário Água Limpa, vizinho à fábrica e com acesso precário à BR-040, seria a implantação, na rodovia, de um retorno elevado nas proximidades do bairro. Segundo o gabinete do parlamentar, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que esta medida compensatória já está prevista, devido ao grande fluxo de caminhões da própria multinacional, mas que o posicionamento do projeto precisaria ser deslocado por uma curta distância para também atender aos moradores do Água Limpa.

Também pretende-se cobrar na reunião os resultados dos programas de controle dos processos erosivos, carreamento de sólidos, recuperação de área degradada, construção sustentável e de gestão ambiental das obras, os quais a multinacional teria se comprometido a realizar.

Segundo o presidente da comissão, sabe-se que a fábrica está próxima a áreas de amortecimento do Parque do Rola Moça e da Serra da Moeda, bem como na bacia hidrográfica que é responsável por grande parte do abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte. “É preciso verificar as dimensões dos impactos, tendo sempre a sustentabilidade como fiel da balança”, disse o parlamentar.

Fábrica

A fábrica da Coca-Cola em Itabirito localiza-se no distrito industrial de Água Limpa, às margens da BR-040, entre os quilômetros 572 e 573 (5 km depois do trevo de Ouro Preto). O empreendimento exigiu um investimento de US$ 258 milhões, com capacidade para a produção de 2,1 bilhões de litros de refrigerante por ano, atendendo parte do mercado de Minas Gerais e Região Serrana do Rio de Janeiro, além de outros mercados da Região Sul.

Serviço

Local: Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Data: 23/11 de 10h às 12h

Convidados:

  • Jairo José Isaac – Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Marta Alves Larcher – Promotora de Justiça coordenadora das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Estado de Minas Gerais
  • Rodrigo Simonato : Gerente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola Fensa (São Paulo)

Evento no facebook

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags