AGENDA CULTURAL: começa no domingo (29) série de concertos em BH em homenagem ao centenário do compositor Koellreuter

Compartilhe

Servidores do Judiciário Federal em Minas têm direito à meia entrada, desde que apresentem a carteirinha de filiado ao SITRAEMG.

A nova série de concertos da Fundação de Educação Artística – Série Noturna – apresenta no próximo domingo, 29 de novembro, às 19h, concerto em homenagem ao centenário de H.J.Koellreutter.

Koellreutter foi um compositor e pedagogo de extraordinária atuação positiva – e também polêmica – no meio musical brasileiro desde a década de 1940. A criação no Rio de Janeiro do Movimento Música Viva e, anos mais tarde, dos Seminários de Música da Universidade da Bahia, foram dois empreendimentos  de Koellreutter que marcaram decisivamente  sua influência na formação de compositores, regentes e educadores musicais brasileiros, assim como  na atualização de algumas instituições de ensino musical.

A Fundação de Educação Artística trouxe-o, na década de 70,  para  participar dos Festivais de Inverno, em Ouro Preto, e a partir daí passou a trazê-lo a Belo Horizonte para ensinar  na velha casa da Rua Gonçalves Dias. Um expressivo grupo de compositores e professores mineiros teve, naquela época, a oportunidade de conviver com Koellreutter e de estabelecer um convívio profícuo para o desenvolvimento da educação musical. Mais tarde, Koellreutter foi contratado pela UFMG, onde  pôde expandir seus ensinamentos. O professor Rubner de Abreu, da FEA, discípulo dileto de Koellreutter criou o Grupo Oficina Música Viva justamente para manter vivo o  pensamento de seu mestre.

O concerto do dia 29 de novembro será realizado como homenagem ao centenário (que ocorrerá em dezembro). No programa serão executadas, de autoria de Koellreutter, duas peças para flauta solo – pelo flautista Felipe Amorim – e uma canção para voz, sem acompanhamento, por Eladio Pérez-González.

Em razão de convênio mantido pelo SITRAEMG com a FEA, os servidores do Judiciário Federal em Minas terão direito à meia entrada para este espetáculo. Para isso, terão que apresentar a carteirinha de filiado ao Sindicato.

O programa conta com outras participações:

H.J.Koellreutter     – O preto Serafim caiu do andaime , para voz só

H.J. Koellreutter – Improviso  e  Estudo,   para flauta

Guilherme Nascimento     –  Que doce som de prata faz a língua dos amantes à noite , piano

Aylton Escobar  – Leminski: quatro dizeres e uma sombra, canto e piano

Debussy – Rapsódia para clarineta e piano

Bruno Kiefer – Canções do vento

Carlos Guastavino – Sonata para clarineta e piano

Tim Rescala – Música vocal com texto de poeta concretista brasileiro

Intérpretes:

Voz – Eladio Pérez-González,  Flauta – Felipe Amorim, Clarineta – Alexandre Silva, Piano, Ayumi Shigeta e Berenice Menegale

SERVIÇO

Série Noturna FEA: Homenagem ao Centenário de H.J.Koellreutter

Data: 29 de novembro, domingo, 19h

Entrada: R$ 20 (inteira) R$10 (meia)

Local: Sala Sergio Magnani, Fundação de Educação Artística- Rua Gonçalves Dias, 320, Funcionários

Tel: (31)3226 6866

www.feabh.org.br

Contato para outras informações:

Márcia Menegale

Camaleão Comunicação e MKt

marcia@camaleaocomunicacao.com

(31) 8761 6597

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags