Estão abertas inscrições para a Oficina de Biodanza e Memória, que ocorrerá todas as segundas-feiras, das 14h34 às 16:49h (os participantes vão entender o porquê dessa precisão no horário), na sede do Sindicato (Rua Euclides da Cunha, 14, Prado, Belo Horizonte). A mensalidade tem um custo de R$ 150,00, mas o SITRAEMG arcará com a metade para os seus filiados aposentados, que, portanto, pagarão apenas R$ 75,00.
As aulas de Biodanza serão ministradas pela professora Adria Ferraz da Silva, que é também graduada em Serviço Social, pela PUC Minas Gerais, e pós-graduada em Análise Institucional e Esquizoanálize. As de Memória, pela professora Lucia Ferreira Lobo e Silva, pedagoga pós-graduada em Técnicas Pedagógicas, pesquisadora dos distúrbios da memória, professora habilitada em Psicologia Cognitiva.
As vagas são limitadas. Portanto, os(as) interessados(as) devem se inscrever o mais rápido possível: diretamente no Sindicato ou pelo telefone (31)4501-1500, com as funcionárias Cassia e Eunice; ou por e-mail (cassiam@sitraemg.org.br ou eunice@sitraemg.org.br), informando o nome completo e números do celular e do documento de identidade.
Saiba mais sobre a oficina:
OFICINA DE BIODANZA E MEMÓRIA
“Seu corpo e seu cérebro conectados com a vida!
Este oficina pretende oferecer para as pessoas a possibilidade de entrelaçar o pensamento e o sentimento, através de dois momentos: trabalho de memória cerebral e memória corporal e afetiva com Biodanza.
A memória cerebral, ministrada pela pedagoga Lúcia Lobo, especializada em psicologia cognitiva, utiliza técnicas apropriadas, metodologicamente organizadas e cientificamente comprovadas para reestruturação da mente.
As atividades desenvolvidas na Oficina de Memória são alicerçadas nos seguintes pilares: 1-Resgate da identidade, 2- Socialização, 3-Psicomotricidade, 4-Conhecimento, 5-Ludicidade.
Tendo como eixos temáticos os pilares acima desenvolvemos a função executiva e viso espacial, linguagem oral e escrita, psicomotora para otimizar o enganjamento com a vida.
As atividades desenvolvidas nas oficinas trazem benefícios que modificam a vida dos participantes tais como: melhoria da capacidade de escuta, raciocínio e consequentemente de qualidade de vida; melhorias nos relacionamentos afetivos: na comunicação e expressão, aumento da criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, perseverança, disciplina e coordenação motora; aumento do nível de autoestima.
A facilitadora Adria Ferraz desenvolve, através da Biodanza, a memória corporal e afetiva, através de um conjunto de exercícios, músicas e consignas, organizados segundo um modelo teórico, orientado a elevar o nível de saúde, melhorar a comunicação e estimular a criatividade, não apenas artística como também a de renovação existencial. Biodanza, “dança da vida”, é um sistema que favorece o desenvolvimento humano através de vivências integrativas, induzidas pela música e dança.
Em Biodanza, a dança é um gesto pleno de sentido, foge da técnica e de uma simples performance. Ela fortalece a identidade e a integração do ser humano consigo mesmo, com o outro e com o todo. Tem como objetivo expressar as emoções de modo que possa desfrutar a vida com mais leveza, harmonia, confiança, prazer e alegria. Os benefícios mais citados pelos praticantes são: o controle da ansiedade, a melhora da saúde psíquica, o aumento da autoconfiança e do auto-conhecimento. Porém, a principal melhora é em relação ao tratamento do estresse, o mal dos tempos modernos, pois a biodanza busca o equilíbrio do estado emocional de seu praticante. E muito benefícos como a integração motora: ritmo, coordenação, flexibilidade, fluidez, eutonia, elasticidade, unidade e harmônia dos movimentos; auto-regulação sistêmica, equilíbrio neuro-vegetativo, eliminação de sintomas psicossomáticos; aumento de resistência imunológica, de energia vital e disposição para a ação; aumento da alegria e coragem de viver, ampliação da percepção de ser parte da totalidade.
Estão previstos 16 encontros, para proporcionar aos participantes a oportunidade de vivenciar os exercícios propostos em oficinas sequenciais, promovendo a reabilitação integral da memória corporal afetiva e mental de forma prazerosa. Acontecem todas as segundas feiras, no SITRAEMG, das 14h34 às 16h49, para os filiados aposentados que se inscreverem, com uma hora de duração para cada momento. O número de participantes desejado varia entre 12 a 20 pessoas.