Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

A Voz do Servidor debate feminicídio, PL da Dosimetria e impactos das privatizações

Programa entrevistou a vereadora de Pará de Minas Irene Melo Franco e propôs reflexões sobre violência contra mulheres, retrocessos legislativos e serviços públicos
Compartilhe

A edição do dia 11 de dezembro do programa A Voz do Servidor, transmitido pela rádio Favela Autêntica FM todas as quintas feiras às 17h, levou aos ouvintes análises importantes sobre o cenário político e social do país.

A apresentação ficou por conta dos coordenadores do Sitraemg Joana D’Arc Guimarães e Carlos Nazareno (Cabeça). A entrevistada foi a vereadora de Pará de Minas e servidora pública estadual licenciada Irene Melo Franco, que apresentou o trabalho que vem realizando.

A coordenadora Joana D’Arc reforçou a gravidade da crise da violência de gênero e a urgência da denúncia. “O número 180 registra 3 mil atendimentos por dia. Essa é uma coisa importante, também, ter esse número para denunciar as mulheres que estão sofrendo agressão”, afirmou. Ela também destacou sua participação no ato nacional Mulheres Vivas, lembrando que “nós tivemos 1.075 casos de mulheres assassinadas este ano no Brasil, um índice muito elevado”.

A convidada Irene Melo Franco apresentou a criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Pará de Minas, reforçando a necessidade de articulação, conscientização e envolvimento da sociedade. “Esse trabalho que a gente faz, de conscientização, de levar informação, faz com que a mulher se encoraje a denunciar”, disse.
Ela lembrou que a violência contra mulheres sempre existiu, mas hoje há mais visibilidade e dados consolidados. Irene também destacou a importância da participação dos homens no enfrentamento. “Nós não podemos deixar os homens de fora dessa discussão. Temos que trazê-los para nos ajudar nesse enfrentamento com coragem e determinação”.

Privatiza que melhora?

O programa também destacou os prejuízos causados pelas privatizações. Carlos Cabeça comentou os resultados das chuvas que caíram em São Paulo, levando milhões de pessoas a ficarem sem energia elétrica no estado. O fornecimento de energia é responsabilidade da Enel, empresa transnacional. “Eles diminuíram o número de funcionários, colocaram pessoas não especializadas e agora estão perdendo o controle. Não estão tendo como resolver o problema”, alertou.

Carlos Cabeça lembrou, ainda, que a agenda de privatizações em Minas Gerais que ameaça serviços públicos e direitos da população segue com o governo Romeu Zema.

Só Bola Fora!

O quadro Bola Dentro, Bola Fora desta semana, com o filiado Rubens Goyatá, “só teve bola fora”, especialmente após a aprovação do PL da Dosimetria, que reduz penas de condenados pela tentativa de golpe. “O PL da dosimetria, que reduz a pena do Bolsonaro e dos outros golpistas, foi aprovado. Como? De madrugada. A madrugada é a hora preferida dos malfeitores”, salientou. Rubens alertou para os riscos do avanço da extrema direita e reforçou a necessidade de mobilização permanente da sociedade.

Boa notícia!

A coordenadora Joana D’Arc celebrou uma importante vitória em meio ao cenário adverso, citando a não cassação do deputado Glauber Braga, uma das principais vozes dos movimentos sociais e sindicais na Câmara dos Deputados.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags