Agenda Ambiental: Terceira barragem de Mariana tem barreira de sustentação trincada e também corre risco de romper

Compartilhe

Na manhã desta quarta-feira, a barragem Germano, maior das barragens de Mariana, também apresentou riscos de rompimento. A notícia tem apavorado a população local, que tem sofrido com desastre ambiental causado pelo rompimento de duas outras barreiras das minas exploradas pela Samarco. Devido ao risco, os bombeiros estão mudando a estratégia de busca aos desaparecidos e a polícia aumentou a zona de segurança da área atingida de 3km para 10km, bloqueando completamente o acesso ao distrito de Bento Rodrigues. Os moradores que tiveram que deixar suas casas as pressas, agora não podem retornar ao distrito nem para objetos pessoais e animais de estimação.

Segundo informações dos bombeiros, caso a barragem se rompa a lama com rejeitos de minério pode subir acima da altura de postes de iluminação. E a cidade está condenada por pelo menos 30 dias, com acesso completamente proibido. O povoado de Paracatu de Baixo já foi totalmente evacuado e outros distritos abaixo de Bento Rodrigues estão em alerta. A Samarco informou que faz obras para dar mais estabilidade à mina.

Veja o vídeo com a fala do policial no momento do aumento da zona de segurança que impede o acesso ao distrito de Bento Rodrigues.

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags