Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

“A Justiça não é cega” e blocos convidados animam os foliões do pré-carnaval dos servidores do PJU

Compartilhe

“O evento traz alegria e descontração para os nossos filiados. Essa é a intenção”. Esse foi o comentário do coordenador do Sitraemg Nelson da Costa Santos Neto minutos antes da festa de pré-carnaval dos servidores do Judiciário Federal de Minas Gerais/2023.

O evento festivo foi realizado na tarde de sábado, 11 de fevereiro, em frente à sede do sindicato, em Belo Horizonte.

IMG_9298
Participantes do desfile, ao final, em frente à sede do Sitraemg –  Veja mais fotos ao final.

A iniciativa faz parte do calendário do Carnaval de Belo Horizonte, organizado pela Belotur. E contou com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil, além de profissionais da limpeza da SLU.

E a intenção, anunciada pelo coordenador do sindicato, transformou-se em realidade. O clima também colaborou bastante. Com uma tarde de muito sol na capital mineira, quem compareceu pôde foliar e se divertir à beça.

Filiados e filiadas, familiares e amigos, idosos e muitas crianças e adolescentes, esse público bem variado começou a chegar por volta do meio-dia à rua Euclides da Cunha, no Prado.

A Banda Santarém foi a primeira a se apresentar, logo depois das 14 horas, animando os participantes com marchinhas dos mais variados tempos. Na sequência, o bloco “A Justiça não é cega”, juntamente com os “Filhos de Zambi”, da Comunidade Quilombola dos Arturos, de Contagem, lideraram um pequeno cortejo de ida e volta entre a porta do sindicato e a avenida Francisco Sá.

O fim do pequeno desfile não desanimou a festa. A Banda Santarém assumiu o controle novamente, até as apresentações individuais dos blocos do Sitraemg e, por último, da Comunicada dos Arturos.

Na vez do A Justiça não é cega, os destaques foram o forte batuque e todo mundo cantando o já conhecido refrão do bloco: “A Justiça não é cega. Ela vê o que ela quer. A Justiça não é cega, a justiça não é cega, ela vê o que ela quer”. Já a vez dos Filhos de Zambi foi marcada pela variedade de estilos: primeiro o samba-reggae, depois ritmos afro, como o congo, o kabula e o barravento, de danças guerreiras das tribos africanas, além do ijexá. Tudo isso acompanhado por espetacular performance dançante dos jovens da comunidade.

Elogios, comemoração e chamado para as aulas de percussão 11

“Muito legal. Gosto muito da iniciativa de fazer essa apresentação aqui”, comemorou a menina Ana Victória. Ela veio junto com o pai, Christian Cavallere, servidor do TRT em Contagem, filiado do sindicato e integrante do bloco do sindicato desde anos anteriores.

“Super importante essa retomada da atividade, depois da pandemia”, avaliou o filiado Sandro Luis Pacheco, ex-coordenador do sindicato e um dos entusiastas do pré-carnaval da categoria desde sua fundação, em 2015. “É um prazer enorme estar presente. Só alegria”, frisou.

Carlos Nazareno, também conhecido como “Cabeça” e, efetivamente, um dos “cabeças da iniciativa”, faz uma avaliação bastante positiva dessa primeira edição do evento depois da pandemia. “Foi maravilhoso”, disse. “Com a animação, alegria e descontração, os foliões puderam brincar o carnaval numa empolgação e sintonia com as apresentações”, acrescentou, agradecendo a direção e os funcionários do Sitraemg pelo apoio e parabenizando as três bandas pelas ótimas apresentações.

“Em breve voltaremos com os ensaios para continuar a nossa trajetória”, anunciou Cabeça, referindo-se aos ensaios e aulas de percussão do bloco “A Justiça não é cega”, que acontecem sempre às sextas-feiras, na sede da entidade. Qualquer filiado pode participar. O sindicato já tem os instrumentos.

Agradecimentos aos participantes e parceiros

O coordenador do Sitraemg Nelson da Costa Santos Neto, que representou a direção da entidade ao longo da organização do evento, ressaltou a importância do bloco. “Não é só um bloco. É um departamento, uma diretoria, que nos apóia em nossos atos, em todos os nossos pleitos”, afirmou, lembrando que os integrantes do grupo estão sempre presentes nos atos públicos promovidos pelo sindicato.

Ele também agradeceu a presença dos servidores. “Quero agradecer cada um de vocês, cada um que está aqui”, pontuou. Agradeceu, também, a todas instituições e profissionais que atuaram no suporte para realização pública do desfile. “Quero agradecer profundamente a nossa gloriosa Polícia Militar, através do Batalhão de Trânsito, nossa gloriosa Guarda Municipal e o pessoal da SLU (Serviço de Limpeza Urbana), os garis, que estão aqui. Quero agradecer também o pessoal da Belotur, que tem um representante aqui”, detalhou.

Também estiveram presentes os coordenadores David Landau e Helder da Conceição Magalhães Amorim.

Assessoria de Comunicação
SITRAEMG

Mais fotos:

IMG_9189
Banda Santarém
IMG_9286
Bloco do Sitraemg “A Justiça não é cega”

IMG_9288

 

IMG_9275
Bloco Filhos de Zambi, da Comunidade dos Arturos
IMG_9255
Desfile do bloco A Justiça não é cega e Filhos de Zambi, na rua Euclides da Cunha

IMG_9248

IMG_9245

IMG_9243

IMG_9241

IMG_9226

IMG_9215

IMG_9300

IMG_9200
Filiado Carlos Cabeça e o coordenador do sindicato Nelson da Costa Santos Neto, como pessoal da Políiia Militar
IMG_9234
Funcionária Adriana Maura e o coordenador Nelson da Costa, com o pessoal da Guarda Municipal
IMG_9203
Coordenador Nelson da Costa com pessoal do serviço de limpeza da PBH
Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags