Cataguases – VT em greve, com apoio do juiz
A Vara do Trabalho de Cataguases já aderiu à greve e o juiz Tarcisio Correa Brito, titular da unidade, manifesta seu apoio ao movimento dos servidores, determinando inclusive que constasse em ata. Em manifestação próximo à VT, eles exibiram cartazes expressando a indignação da categoria pela intransigência do governo que faz se arrastar há nove anos a aprovação do projeto de reposição salarial. Veja a transcrição da ata do juiz da VT de Cataguases:
“Aviso à comunidade de Cataguases, Restou deliberado pelos funcionários da secretaria da Vara do Trabalho de Cataguases suspender os trabalhos, a partir do dia 18 de junho de 2015, por tempo ilimitado. O movimento é legítimo e representa a insatisfação dos colaboradores do Poder Judiciário da União, diante da ausência de uma política governamental de incentivo à carreira, objetivando, precipuamente, a reposição necessária e urgente de perdas salariais detectadas há quase 1 (uma) década. Apesar de o movimento interferir no andamento do serviço em sala de audiencia, o juiz e o diretor de secretaria estarão presentes nos dias de paralisação, principalmente, nos horários de audiência, para prestar os devidos esclarecimentos. Os acordos serão devidamente homologados, adiando-se, contudo, prazos de vista de documentos, oficiamentos e cumprimento de determinações vinculadas aos processos, por ausência de pessoal para o cumprimento dos referidos atos/prazos administrativos. Apenas os atos reputados urgentes serão, gradativamente, analisados pelo juiz e pelo diretor de secretaria. A princípio, as audiências já agendadas não serão adiadas. Agradecemos a compreensão.”
Teófilo Otoni – Subseção Judiciária também parada a partir de segunda, 22
Com os servidores da Vara do Trabalho já em greve desde meados da semana que finda, também decidem aderir ao movimento paredista os colegas da Subseção Judiciária da Justiça Federal dessa cidade do Vale do Mucuri, a partir da próxima segunda-feira, 22.
Ubá, Pirapora e Almenara – VTs paradas a partir de segunda, 22
Em Ubá, Pirapora e Almenara, os servidores das VTs únicas de cada uma dessas cidades discutiram o movimento grevista e decidiram aderir a partir da próxima segunda-feira, 22.
Alfenas – Servidores da JT em greve e mobilizados
Os servidores da Justiça do Trabalho de Alfenas (1ª e 2ª VTs e foro de distribuição), que já estão em greve, realizaram manifestação na última sexta-feira, 19.
Betim – Na JT, também em greve e mobilizados
Os servidores da Justiça do Trabalho de Betim também aderiram à greve e estão realizando atividades de mobilização pelo projeto de reposição salarial.
João Monlevade – VT também adere à greve
Os servidores do foro da Justiça do Trabalho de João Monlevade já haviam entrado em greve. Na sexta-feira, 19, os colegas da 2ª VT também juntaram-se a eles, cruzando os braços pela reposição salarial.
Governador Valadares – JF discutirá adesão na segunda, 22
Os servidores da Subseção Judiciária de Governador Valadares reivindicaram a presença de representante do SITRAEMG naquela cidade para conversar com eles sobre o movimento grevista. Foi então lá, na última sexta-feira, o coordenador de Comunicação Célio Izidoro. Alguns servidores da Justiça do Trabalho, que já estão em greve, e do MPU, também estiveram presentes. Depois de ouvirem o sindicalista, os servidores da Justiça Federal local decidiram realizar uma reunião entre eles, na próxima segunda-feira, 22, para decidiram se aderem à greve por tempo indeterminado. Esperam contar com o apoio, e a adesão, também dos colegas da Justiça Eleitoral.
Itapagipe e Nova Era – Greve na Justiça Eleitoral
Os servidores da 297ª de Itapagipe informam que também cruzam os braços pela reposição salarial, a partir de segunda-feira, 22. Já em Nova Era, uma servidora comunica que 193ª ZE diz que vai parar de trabalhar nos dias 22 e 23.