“Metas e Produtividade, Assédio Moral e o Adoecimento do Servidor do Judiciário Federal” foi o tema da palestra do psicólogo e Coordenador técnico do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do SITRAEMG e membro do Comitê Gestor de Saúde do TRT da 3ª Região, Arthur Lobato, no Encontro Regional em Uberlândia, realizado neste sábado, 26/10, no Hotel Nobile Suítes.
O psicólogo falou sobre o trabalho no mundo globalizado, onde o trabalhador é responsável pelo sucesso/fracasso, tem mais produção e metas, aumenta o ritmo de trabalho e a carga de serviço, gerando um excesso de atividades. “Essa realidade e a conjuntura política geram impactos na saúde, como através da Emenda Constitucional 95 (que congela os gastos públicos por 20 anos), causando uma insatisfação dos servidores, pois não haverá verbas para aumentos salariais ou reposição de quem adoece ou aposenta, entre outras consequências negativas”, comentou.
De acordo com ele, tais fatores resultam em um esgotamento profissional, desânimo, depressão, irritabilidade, ansiedade, conflitos interpessoais, estresse e assédio moral.
Arthur Lobato ressaltou que o assédio moral tem relação de poder e leva ao adoecimento. “Juntos somos mais fortes. Temos que trabalhar sem ficar doente. Para ajudá-los, o DSTCAM do SITRAEMG está à disposição dos servidores para orientar e ser apoio. O trabalho é “invisível”, pois existem aspectos éticos de forma a preservar a vítima, e denunciar os fatos para ação jurídica e sindical. Os interessados em fazer um atendimento no departamento, podem agendar um horário por meio do telefone (31) 4501-1541”, destacou.
Na ocasião, foram sorteados exemplares do livro do Arthur Lobato “Assédio Moral: Saúde do Trabalhador e Ações Sindicais”, encaminhamentos e apresentação de demandas específicas da região e sugestões para o Sindicato.
Após o encerramento das atividades, os servidores participaram de um happy hour para celebrar o encontro.