O SITRAEMG convida os filiados de Belo Horizonte e da região metropolitana da capital mineira para visitarem a Comunidade Quilombola dos Arturos, no dia 16/11 (sábado), na Rua da Capelinha, 50, bairro Jardim Vera Cruz, em Contagem. A iniciativa é uma atividade comemorativa ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Para os filiados interessados em utilizar o transporte oferecido pelo SITRAEMG, o ônibus sairá às 8 horas, da Praça Rui Barbosa – conhecida como Praça da Estação (600, Centro, BH) – em frente ao Museu de Artes e
Confira a Programação:
9h – Café da manhã na Comunidade com quitandas típicas.
10h– Roda de Conversa sobre o histórico da Comunidade Quilombola dos Arturos.
13h – Almoço e Intervenção Cultural.
16h– Encerramento da visita / Retorno do ônibus.
Durante todo o evento, os visitantes também poderão conferir a Feira de Artesanato da Comunidade, penteados afros e visita às dependências públicas do local (cozinha, espaço externo, entre outros).
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas até o dia 5/11 (terça-feira) pelo e-mail cassiam@sitraemg.org.br e cada filiado poderá levar um acompanhante. No ato da inscrição, informe: nome completo, número da carteira de identidade, telefone, órgão e se irá no transporte oferecido pelo Sindicato, disponibilizando também os mesmos dados do acompanhante.
Comunidade dos Arturos
A Comunidade dos Arturos é composta pelos descendentes de um antigo escravo de nome Artur, vem daí o nome Arturos, preservando a cultura e religiosidade local através dos Congados. Os Arturos descendem de Artur Camilo Silvério e sua esposa Carmelinda Maria da Silva. São negros, descendentes de escravos, que moram em um local chamado “Domingos Pereira”, próximo ao centro de Contagem.