Com o tema “Metas e Produtividade, Assédio Moral e o Adoecimento do Servidor do Judiciário Federal”, a palestra do psicólogo Arthur Lobato, responsável técnico pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM), seguida de debate, foi realizada na parte da tarde do Encontro Regional do SITRAEMG, no dia 18 de maio, em Montes Claros.
Diante da conjuntura política e os impactos sobre a saúde do trabalhador, o psicólogo falou sobre as consequências do excesso de trabalho como o sofrimento, adoecimento, morte, perdas de laços familiares e o embrutecimento afetivo, causadas pela insatisfação do servidor público. “Esses momentos de esgotamento profissional, depressão, sensação de não dar conta, irritabilidade, dificuldade de adaptar as novas tecnologias são consequências da realidade submetida e não é culpa do servidor”, disse.
Ele destacou também a questão do assédio moral, em que as pessoas se sentem esmagadas e massacradas e citou a frase da Claudia Reina, do juizado do TRT/RJ: “o assédio, coação ou violência moral está ligado ao direito fundamental à dignidade humana, a imagem, a honra, a personalidade e a saúde do emprego, todos, direitos da Constituição Federal.”
Arthur Lobato ressaltou ainda o trabalho do Sindicato, por meio do DSTCAM, de prevenir, alertar e servir de apoio para amparar e ouvir os servidores que passam por problemas no trabalho que afetam a saúde. O atendimento ao servidor pode ser presencial, na sede do SITRAEMG, ou através do telefone (31) 4501-1541.
Conforme a programação, o palestrante Emiliano Gregori, Coach de Vida e de Oratória e professor do curso de Administração, da Faculdade Santo Agostinho, realizou a palestra e dinâmica “Eu, você e nós: a mudança começa na mente”.
Emiliano Gregori ressaltou que nós somos emoção, somos o momento e a forma como encaramos esse momento é que vão dizer quem nós somos. “A premissa básica é você querer. Temos que olhar o mundo de uma perspectiva diferente porque ela vai fazer diferença para você e para os que te rodeiam. O que você mais pratica? A prática que leva a perceber. Pratique a felicidade, a paciência, a gratidão, a paz e a alegria para alcançar melhores resultados e assumir o controle de sua vida”, aconselhou.
Outros pontos de evolução destacados pelo palestrante são: “pensar nos hábitos que deseja mudar e colocá-los em prática o quando antes, se rodear de pessoas positivas, e saber administrar o tempo de forma coerente para aproveitar ao máximo a sua vida, interagindo, se relacionando e fazendo as pessoas do seu lado crescerem.”
Em seguida, foram feitos os encaminhamentos e a elaboração do plano de ação. Após o encerramento das atividades, os servidores participaram de um happy hour para celebrar o encontro.
Confira abaixo todas as fotos do evento: