Em reunião do dia 19/11, o Comitê de Saúde do TRT, criado pela Resolução 207, do Conselho Nacional de Justiça, decidiu realizar uma roda de conversa com os oficiais de justiça no dia 7 de dezembro próximo, às 14 horas, no auditório do prédio do Tribunal da rua Mato Grosso.
A coordenadora do SITRAEMG Elimara Gaia, que integra o comitê representando o Sindicato, juntamente com o psicólogo Arthur Lobato, responsável técnico pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM), manifestou-se em diversas reuniões do grupo defendendo a importância do direcionamento de um olhar diferenciado do TRT sobre a atividade exercida pelo oficial de justiça, no quesito saúde e segurança no trabalho. A coordenadora, oficiala de justiça da Justiça do Trabalho em Divinópolis, já foi assaltada durante diligência e sofreu um grave acidente com seu carro – tudo isso, portanto, no exercício da atividade.
Já o coordenador Hélio Diogo, que participou da última reunião do comitê de saúde, relatou diversos casos em que o oficial de justiça tem de agir com inteligência e se prevenir de possíveis ataques que comprometam sua integridade física e mental, como no caso de agressões e ameaças.
A diretoria executiva do SITRAEMG aprovou, para 2019, a realização de seminários na capital e nas cidades polos. Nesses seminários, haverá mesa técnica para debater a atividade do oficial de justiça, as consequências para a sua saúde e a necessidade de segurança no trabalho, curso com dicas de segurança no trabalho e uma roda de conversa para propostas que nortearão ações sindicais.