A série de visitas ao interior desta semana, pelo projeto Pé na Estrada, começou ontem (segunda-feira, 24/09). O coordenador do Sindicato Paulo José da Silva e os funcionários Alexandre Esteves e Clever Tadeu estiveram nos seguintes locais de trabalho da região do Campo das Vertentes: cartórios eleitorais de Perdões e Itumirim, e cartório eleitoral e Justiça Federal de Lavras. No cartório de Itumirim, os servidores estavam dando carga nas urnas eletrônicas, mas fizeram uma pequena pausa para ouvir o Sindicato.
Nesta etapa, o coordenador do SITRAEMG destaca os recentes ataques do governo aos serviços públicos, como a aprovação da Emenda Constitucional nº 95, que determinou o congelamento dos gastos públicos por 20 anos, e aos servidores e trabalhadores da iniciativa privada, com a permissão da terceirização sem limites nas empresas e órgãos públicos e as mudanças drásticas nas leis trabalhistas que também enfraquecem a Justiça do Trabalho.
Ainda relativamente aos servidores públicos, Paulo José da Silva conclamou os colegas a se engajarem na luta contra o PLS 116/17 e PLP 248/1998, que tratam da avaliação de desempenho no serviço público. A aprovação de qualquer um desses projetos poderá significar o fim da estabilidade do funcionalismo. A Reforma da Previdência é também outra grande preocupação. O sindicalista salientou a todos para que fiquem atentos, pois o governo poderá provocar a discussão sobre essa matéria tão logo sejam proclamados os resultados do segundo das eleições de outubro. Assim que isso acontecer, todos serão chamados para a luta pelo direito a uma aposentadoria digna.
Paulo José da Silva conversou com os servidores também sobre a Campanha de Valorização do Servidor que vem sendo realizada pelo Sindicato desde o dia 25 de junho deste ano, com o objetivo de recuperar a autoestima dos servidores e deixar o recado aos políticos, neste período eleitoral, de que quem falar mal de servidor vai ter troco. A valorização do servidor passa também pelo fortalecimento do SITRAEMG e das lutas da categoria. E isso se tornará possível quanto maior for o número de filiados.
Um exemplo nesse sentido sempre lembrado pelo coordenador do Sindicato é o das associações de magistrados. Normalmente, essas entidades têm praticamente toda a sua base associada. Por isso, acabam tendo muito mais força nas lutas por direitos e por novas conquistas dos magistrados. Além disso, lembrou o coordenador, os filiados do SITRAEMG ainda usufruem de uma gama de benefícios: nas ações ajuizadas pela assessoria jurídica; na assistência em questões de saúde e assédio moral no trabalho, através do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM); e no acesso a preços e condições vantajosas em serviços e produtos disponibilizados através dos Convênios.
Veja as fotos: