Na tarde de ontem (08/03) várias entidades de luta de mulheres, sindicatos e moradores de Belo Horizonte e de outras cidades do Estado, saíram as ruas pelo Dia Internacional da Mulher. O SITRAEMG, como sempre presente em todas as lutas pela cidadania, também marcou presença.
Na pauta de reivindicações, estavam à luta contra os diversos tipos de violência, opressão e ataques as mulheres, e o fim da Reforma da Previdência. A PEC 287/16 causa um enorme impacto negativo na vida das mulheres, uma vez que elas precisam encarar jornadas duplas e triplas, por exercerem atividades domésticas nos lares de nosso país e por terem taxas de desemprego maiores que a dos homens, além de salários mais baixos, conforme dados do site Justificando. Essas questões, inclusive, foram levantadas durante a manifestação.
O ato, convocado por entidades de luta popular teve início às 16 horas, na Ocupação Maria Carolina de Jesus, localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2.300. Após a concentração, o ato seguiu pela avenida, até a Praça Sete, e se encontrou com outras entidades que também estavam promovendo manifestações em defesa dos direitos das mulheres.
Durante a caminhada, blocos de carnaval formados por mulheres agitavam os manifestantes em meio aos gritos de luta contra a retirada de direitos das trabalhadoras e o fim da violência de gênero. O coordenador do SITRAEMG Célio Izidoro esteve presente junto com o assessor político do sindicato Effraim Moura, em apoio à marcha.
Confira fotos abaixo: