Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Grupo vocal Carona Brasil comemora 15 anos com um musical

Compartilhe

O grupo vocal Carona Brasil comemora seus 15 anos e o dia internacional da mulher (8 de março) com um musical repleto de alegria de carnaval. O grupo convida Babaya (sua preparadora vocal e mentora) para participar de uma imperdível folia musical no universo popular brasileiro. Nessa carona ainda está a diretora artística Inês Peixoto (atriz – Grupo Galpão), que, além de dirigir as cantoras, canta com o grupo.

Cantar a Alegria e a Folia de Carnaval

Diferente da linha de pesquisa que vem sendo realizada pelo Carona Brasil, as integrantes Cássia Mattiello, Rosana Tunes e Carol Viana querem comemorar com Babaya um tempo de alegria e . Cantar a alegria! Uma alegria que é a marca registrada do povo brasileiro e muito bem retratada nas músicas de carnaval. São marchas, frevos, marchas-rancho, recheadas de descontração, lirismo, ingenuidade, críticas com palavras de duplo sentido, brejeirices e brincadeiras. As cantoras estão realmente em tempo de folia!

O Figurino

O figurino do show é assinado pela conceituada e criativa figurinista Silma Dornas, que foi buscar inspiração na Commedia dell’Arte (entre os séculos XVI e XVIII) para criar os modelos.

O show “Em Tempo de Folia”

playback do show é cuidadosamente preparado pelo competente e dedicado músico e pianista Roberto Avelar, que trabalhou cada música do repertório, buscando a sonoridade das gravações originais.

O repertório tem como maior fonte de pesquisa a Antologia musical popular brasileira – As marchinhas de carnaval, organizada por Roberto Lapiccirella. Contudo, além de clássicos do gênero, algumas composições contemporâneas foram incluídas. Assim desfilam compositores como Noel Rosa, João de Barro, Nássara, Ary Barroso, Zé Keti, Caetano Veloso, Chico Amaral dentre outros. As composições datam das décadas de 30, 40, 50,60 e 70 e dos anos de 2016 e 2017.

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Este grupo feminino, que pauta sua carreira na pesquisa de repertório na Música Popular Brasileira, lembra historicamente que Chiquinha Gonzaga compôs e gravou, em 1899, a primeira marcha carnavalesca intitulada “Ó abre alas”, que é sucesso até hoje. É ela a marcha de abertura do show “Carona Brasil e Babaya – Em tempo de folia”.

Retirado e adaptado do site Folia Brasil

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags