SITRAEMG apoia Encontro de servidores do interior promovido pelo TRE

Compartilhe

Solenidade realizada no início da tarde desta segunda-feira (27) no auditório do TRE, em Belo Horizonte, marcou o pontapé inicial do I Encontro para Desenvolvimento de Competências Estratégicas Cartorárias, que o Tribunal estará promovendo, de hoje até o dia 7 de dezembro, para servidores dos cartórios eleitorais do interior. O evento conta com o apoio do SITRAEMG e da ASTREMG, e tem o objetivo de desenvolver competências gerenciais dos cartórios eleitorais mapeadas pelo TRE/MG, para os chefes dos cartórios e dos postos de atendimento. Ao todo, 356 servidores participarão da iniciativa, divididos em duas turmas, recebendo informações administrativas e participando de palestras, oficinas e, ao final, de debates sobre ações de cidadania e reforma política.

IMG_5111

 

O Encontro da primeira turma será no período de 27 a 30 de novembro, e o da segunda, de 4 a 7 de dezembro. Para ambas, os primeiro e último dias serão no auditório da Avenida Prudente de Morais, 320, bairro Cidade Jardim. Já as atividades dos segundo e terceiro dias ocorrerão no Centro de Treinamento Acaiaca, que fica na avenida Afonso Pena, 867, 20º andar, Centro.

IMG_5103
Compondo a mesa, a juíza auxiliar Roberta Fonseca, os desembargadores José Edgard Penna Amorim Pereira (presidente do Tribunal) e Pedro Bernardes de Oliveira (vice-presidente e corregedor eleitoral) e o diretor geral, Adriano Denardi Júnior – Fotos: Gil Carlos

Estão entre os participantes da primeira turma os coordenadores do SITRAEMG Sandro Luis Pacheco e Fernando Soares Guetti, lotados, respectivamente, nos cartórios da 275ª Zona Eleitoral (Ubá) e 16ª ZE (Araguari).

IMG_5089
Os coordenadores do SITRAEMG e participantes do Encontro: Sandro Luis Pacheco e Fernando Soares Guetti

Críticas à imposição do TSE sobre o rezoneamento e agradecimento ao SITRAEMG

Compuseram a mesa na solenidade de abertura do I Encontro para Desenvolvimento de Competências Estratégicas Cartorárias o presidente do Tribunal, desembargador José Edgard Penna Amorim Pereira, o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, a juíza auxiliar Roberta Fonseca e o diretor geral, Adriano Denardi Júnior.  Em seu discurso, o presidente do Tribunal classificou esse momento da realização do Encontro como “muito importante”, em vários aspectos. No aspecto institucional, destacou o programa de rezoneamento, aprovado pela Corte em julho, a partir de determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e em fase de implantação.

Opinando mais uma vez que as modificações foram impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que acabaram sendo colocadas para a administração do TRE e dos servidores como um desafio de ordem institucional e pessoal. Ele também disse reconhecer que essas mudanças podem trazer alguma insegurança para os servidores, mas expressou sua expectativa pessoal de que, com as mudanças previstas para a direção do TSE em 2018 (em fevereiro, encerrará o mandato do atual presidente, ministro Gilmar Mendes, que será substituído no cargo pelo ministro Luiz Fux), o Tribunal Superior poderá promover algumas revisões em sua resolução que poderão vir a “amenizar” as medidas mais impactantes do rezoneamento. Enquanto isso, disse contar com as energias dos servidores até mesmo em resposta aos desafios que lhes foram colocados com as movimentações em curso nas ZEs mineiras. O presidente concluiu sua fala desejando um Encontro profícuo para os servidores, para que ganhem condições de cumprir a missão “da melhor maneira possível”. Por fim, agradeceu ao SITRAEMG e à ASTREMG pelo apoio que estão dando à iniciativa, ressaltando a importância dessa parceria das entidades com o Tribunal, para os servidores, e defendendo que ela continue.

O vice-presidente do Tribunal, desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, salientou que uma das melhores formas de se causar impacto nas pessoas é utilização-se o próprio carisma. E isso vale tanto para a vida pessoal quanto para a carreira profissional. Traduzindo sua tese para os cartórios eleitorais, observou que os servidores podem usar seu carisma de três maneiras: pela presença, recebendo bem e de forma marcante os eleitores e o público em geral; pelo poder (representando à altura a instituição, Justiça Eleitoral); e pelo “calor humano”, conversando, dialogando e com as pessoas, para oferecer-lhes um atendimento completo como eleitor e cidadão.

Já a juíza auxiliar Roberta Fonseca, que falou em nome da Escola Judiciária Eleitoral “Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira”, responsável pela organização e realização do Encontro, lembrou que, dias atrás, o TRE/MG recebeu, do Conselho Nacional de Justiça, o Selo Ouro, em reconhecimento ao investimento da administração do Tribunal na gestão da informação e no cumprimento de normas de transparência. “Passamos do bronze para o ouro”, comemorou, referindo-se ao fato de que o regional mineiro, depois de ter sido agraciado com o Selo Bronze, “saltou” o Selo Prata, conquistando o Ouro já na ocasião seguinte. “Isso  é o resultado do trabalho de todos, pela competência e comprometimento (demonstrados) com o serviço público”, acentuou.

Mais fotos

IMG_5110

IMG_5116

IMG_5117

IMG_5118

IMG_5119

IMG_5120

IMG_5121

IMG_5122

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags