Depois de Buenópolis e Bocaiúva, nesta largada do projeto Pé na Estrada na nova gestão, começando pelo Norte de Minas, o coordenador geral do SITRAEMG Célio Izidoro e o assessor político Efraim Moura estiveram ontem (terça-feira, 8) em Montes Claros. Eles visitaram os servidores da Justiça do Trabalho e da Justiça Eleitoral. Deixaram para ir à Justiça Federal na sexta-feira, 11.
Justiça do Trabalho
No fórum da Justiça do Trabalho (foto acima), Célio Izidoro e Efraim Moura ficaram nada menos que quatro horas conversando com os servidores – filiados ou não. Os servidores informaram que a maioria deles votou na chapa que saiu vencedora na última eleição do Sindicato e se disseram felizes com a visita. Reclamaram, no entanto, que a entidade tem estado pouco naquela cidade. Os representantes do Sindicato conversaram também individualmente com os servidores não filiados, frisando a importância da filiação, e alguns que foram filiados anteriormente, mas se desfiliaram, ficaram de refletir sobre o retorno aos quadros da entidade.
Ainda na Justiça do Trabalho, os servidores se mostraram bem cientes das lutas específicas e gerais, informando que Sindicato tem sanado de forma satisfatória suas dúvidas sobre o impacto das reformas trabalhista e previdenciária na vida deles. Eles fizeram várias reivindicações, tais como: ampliação dos convênios do Sindicato em Montes Claros (farmácias, escolas, academias, clube etc.) para atender aos filiados da região; aumento de diárias para filiados do interior em hotéis da capital; que seja equipada a sala de massagens (foi muito elogiada a massagista que lhes prestam o serviço atualmente), para atender mais a contento o grande número de filiados na cidade; realização de festa de confraternização de todas as justiças em Montes Claros (eles já têm espaço) e de seminário na cidade para debater as reformas da Previdência e trabalhista; e veiculação de propaganda contra os ataques do governo e de valorização dos servidores do PJU em rádios e TVs na região. Na oportunidade, a servidora Mônica Caldeira de Azevedo foi eleita diretora de base. da segunda Vara Trabalhista. Já os oficiais de justiça discutem a renovação do mandato do atual representantes do segmento.
Justiça Eleitoral
Na Justiça Eleitoral (TRE), onde todos os servidores são filiados, os representantes do Sindicato foram muito bem recebidos e elogiados pelo trabalho que vem sendo feito pela entidade. As reivindicações são muito parecidas com as dos servidores do TRT. Adicione-se a reivindicação relativa ao convênio do plano de saúde: que o SITRAEMG discuta com a Unimed a necessidade de oferecer mais especialistas disponíveis para consultas em Montes Claros. Ao final, os filiados Cibele Nunes Alencar e Ilson Carlos F. Lisboa foram eleitos diretores de base.