Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Em nova reunião, CPI ouve presidente e ex-presidente da PBH Ativos

Compartilhe

Na tarde da última sexta,  (21/07),  a Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da PBH Ativos S/A,  presidida pelo vereador Gilson Reis (PCdoB), e tendo relatores os vereadores Pedro Patrus (PT) e Irlan Melo (PR), a 12ª Reunião da CPI, convidou o atual presidente da empresa, Pedro Meneguetti e Marcelo Piancastelli,  ex-secretário de finanças da gestão Lacerda e ex-presidente da PBH Ativos S/A.

No inicio da sessão, Reis destacou o incomodo do ex-prefeito Márcio Lacerda (PSB) com a CPI e declarou: “Já que ele está tão aflito com a situação, vamos convocar Márcio Lacerda na próxima semana para ele comparecer a CPI”.  Logo depois, Pedro Patrus, enfatizou que todo o trabalho feito na CPI e a preocupação dos legisladores é com a cidade de Belo Horizonte e com o que a PBH Ativos S/A pode causar ao munícipio. 

Pedro Meneguetti foi o primeiro a ser interpelado pelos vereadores, sobre questões acerca do saúde financeira da empresa, sobre a responsabilidade do município em arcar com os possíveis déficits da sociedade anônima e sobre a sua legalidade. Em resposta, Meneguetti disse que se pautar pelos documentos existentes na própria empresa, e que o Artigo 173 da nossa Constituição permite a criação de empresas públicas ou sociedades mistas.  E que, somente em caso de comprovação de má fé, e fraude, a cidade teria que arcar com o prejuízo. 

Piancanteslli, também respondeu questionamentos dos vereadores da CPI, durante o período que administrou a empresa, e sobre a atuação do Banco PTG Pactual, que não só ajudou a colocar as debêntures da PBH Ativos no mercado de capitais, mas também as comprou. Reis questionou se o banco não teria sido privilegiado. Piantestelli respondeu não ser comum esse tipo de atividade enquanto Meneguetti disse que nenhum outro banco quis adquirir os títulos, além do próprio PTG Pactual. 

O SITRAEMG vem acompanhando de perto todo o trabalho feito pela CPI da PBH Ativos S/A e apoia todo o trabalho de auditoria. O coordenador de Finanças do sindicato, Henrique Olegário, esteve presente nesta reunião, apoiando o trabalho dos legisladores em prol da gestão correta do dinheiro do município. 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags