Na manhã da última quinta-feira (22/06), moradores da Ocupação William Rosa e Marião, em Contagem, conseguiram firmar um acordo extrajudicial com o governo estadual e municipal, para a resolução do conflito das moradias.
Os moradores foram notificados sobre a ação de despejo movida pela Central de Abastecimento de Minas Gerais (CEASAMINAS) no final de Maio e receberam informação de que a Polícia Militar iria iniciar a desocupação na madrugada de ontem.
Entretanto, com o acordo firmado, houve uma solução: A Prefeitura de Contagem irá doar um terreno para moradia provisória até encontrar um lugar definitivo para a construção de casas do programa Minha Casa, Minha vida. Também ficou na responsabilidade do governo municipal, o cadastramento das famílias da ocupação. O governo do Estado deve garantir saneamento básico, energia elétrica e acompanhar as implementações das ações do acordo.
O Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado de Minas Gerais (SITRAEMG) expressa sua solidariedade a todos os moradores da Ocupação William Rosa, e comemora junto por mais uma vitória.
Eles, que lutaram pelo direito a moradia digna, sempre foram intensos companheiros de luta contra as reformas trabalhista, da Previdência e contra a terceirização das relações de trabalho. A união das duas causas, sempre resultou em apoio mútuo. Na tarde da última terça (20/06), o SITRAEMG disponibilizou ônibus para que os moradores e manifestantes pudessem reinvidicar seus direitos, em frente ao escritório do político Newton Cardoso, dono da Central de Abastecimento, na esperança de que ele pudesse intervir contra o desocupação.
O SITRAEMG também esteve presente, na madrugada de ontem, por meio coordenador geral do Sindicato, Célio Izidoro, dando suporte a contínua luta da Ocupação, resistindo a esse ataque ao direito social individual e coletivo.
O acordo foi o primeiro passo para a garantia de moradia digna a essas pessoas. A luta é contínua, e por isso, reiteramos nosso sentimento de solidariedade para com todos e parabenizamos todos da ocupação pela conquista.