Integrante da Frente em Defesa dos Serviços Públicos e dos Direitos dos Trabalhadores de Divinópolis e Região Centro Oeste, o SITRAEMG participou de mais uma atividade de mobilização realizada pelo grupo: uma reunião na cidade do Centro-Oeste mineiro, na última quinta-feira, 29, com o bispo Dom José, da arquidiocese local, para articular a resistência contra o ajuste do governo Temer, as Reformas da Previdência e Trabalhista e a organização e luta dos bairros da periferia daquela cidade. O Sindicato foi representado pela diretora de base Elimara Cardoso Bernades Gaia e pelo assessor político sindical Efraim Gomes de Moura.
A partir das conversas havidas na reunião, o assessor político do SITRAEMG comenta que o abandono e a ausência dos governos do estado e daquele município nas periferias divinopolitanas são uma triste realidade. “Não existe saúde e educação de qualidade, infraestrutura, saneamento básico, mobilidade urbana e lazer, abrindo espaço em muitos bairros para a criminalidade e aumento da violência”, detalha Efraim Moura, acrescentando: “A política das três esferas de governo caminha para piorar essa situação, através do PL 257/16 e PEC 241/16, que atacam o serviço público e congela os investimentos em 20 anos. Sem falar da Reforam da Previdência e trabalhista que, com certeza, vão piorar as condições de vida da população trabalhadora”.
O assessor político do SITRAEMG informa que a articulação da Frente vai cobrar da autoridades municipais políticas públicas para as periferias de Divinópolis, segmento social marginalizado e invisível da cidade, buscando integrá-lo à luta mais geral dos trabalhadores contra os ataques do governo.
Após a reunião com bispo local, a Frente realizou uma plenária com representantes dos bairros da periferia, deliberando pela realização de um encontro de lideranças dos bairros que a integram para o dia 19 de outubro, na mesma cidade.