O assédio moral é caracterizado por uma forma de violência no trabalho que consiste na exposição prolongada e repetitiva dos trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes, praticadas por uma ou mais pessoas. Ocorre por meio de comportamentos com o objetivo de humilhar, ofender, ridicularizar, inferiorizar, culpar, amedrontar, punir ou desestabilizar emocionalmente os trabalhadores, colocando em risco a sua saúde física e psicológica, além de afetar o seu desempenho e o próprio ambiente de trabalho.
Com o objetivo de gerar ideias para uma melhor dinâmica do trabalho e um ambiente saudável, a roda de conversa trará soluções ao servidor para agir em casos relacionados a conflitos de trabalho. Expondo os mecanismos de defesa para enfrentar situações constrangedoras e de estresse.
A roda de conversa sobre Assédio Moral e outra violências no ambiente de trabalho tem como objetivo esclarecer as dúvidas dos servidores sobre o assunto, a partir de relato dos mesmos, propondo soluções e discutindo possibilidades em uma conversa informal. Buscando alternativas para uma melhora no ambiente de trabalho, visando combater o assédio moral e todo o tipo de violência laboral.
O SITRAEMG convida a todos os servidores para participar desde encontro. O evento será realizado no dia 24 de agosto, em três horários, e o tempo de duração de cada palestra será de aproximadamente duas horas.
Local: Sede do SITRAEMG (Rua Euclides da Cunha, 14, Prado-Belo Horizonte, MG)
Horários: 10h; 15h e 19h