O SITRAEMG amplia o convite que está sendo feito pela Diretoria do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, por meio do Núcleo de Bem-Estar Social (Nubes/Pro-Social), aos servidores e magistrados da Justiça Federal (beneficiários ou não do Pro-Social) para realização de consulta dermatológica no Consultório Assistencial, no período de 18 de abril a 20 de maio, com médico especialista, para triagem do risco da doença, análise, diagnóstico e esclarecimento de dúvidas mais frequentes.
“A Ação de Saúde, alinhada aos objetivos do Planejamento Estratégico da Justiça Federal 2015-2020, tem por fim o desenvolvimento e execução de ações efetivas, integradas e sustentáveis, com foco na promoção da saúde, prevenção do câncer de pele e estímulo ao diagnóstico precoce”, informa o Nubes/Pro-Social.
Os atendimentos deverão ser previamente agendados até o dia 20 de maio de 2016, ou enquanto houver vagas, pelo ramal 1378 (ou 3501-1378), de 10 às 18 h, de segunda a sexta-feira.
Conheça um pouco mais sobre o câncer de pele
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, 135 mil novos casos de câncer, sendo que o de pele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, tendo como causa principal a exposição excessiva ao sol.
Como a incidência dos raios UV está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados.
Assim, ao sair ao ar livre procure ficar na sombra, principalmente no horário entre as 2 10 e as 16 horas, quando a radiação UVB é mais intensa. Use sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior. Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas. Óculos escuros também complementam as estratégias de proteção. (Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD)