Segurado do INSS será atendido mais rápido

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Segurado do INSS será atendido mais rápido

Agora o segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do grande ABC, tem o tempo máximo de 60 minutos para permanecer em atendimento com o servidor. Essa é uma das medidas publicadas no Diário Oficial da União (DOU), pelo presidente do Instituto Marco Antônio de Oliveira, na última quarta-feira. A publicação faz parte da Resolução do Plano de Redução de Prazos da Agenda que segundo a assessoria do Instituto, tem o objetivo de melhorar o atendimento dos segurados de todo o país, principalmente nos serviços gratuitos 135 e a data marcada para comparecer a uma Agência da Previdência Social. A resolução ajusta também o tempo de permanência do usuário nas agências conforme o tipo de benefício ou serviço solicitado.

Para os pedidos de aposentadoria, pecúlio, recurso, revisão, andamento de processos e Certidão de Tempo de Contribuição, o tempo máximo é de até 60 minutos. Serviços de auxílio-reclusão e Simulação de Contagem de Tempo de Contribuição, 30 minutos. Pensão, salário-maternidade e benefícios previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, devem ser realizados em até 45 minutos. Segundo nota da previdência publicado no endereço eletrônico, Oliveira prevê no plano três ações destinadas a ampliar a oferta de vagas, conforme a capacidade de atendimento de cada agência e prepará-las para a implantação e cumprimento de metas. Ele afirma ainda, que todas as Gerências Regionais, Executivas e unidades de atendimento já estão comprometidas com essas ações de melhorias.

A segunda ação determina que cada uma das unidades de atendimento torne disponível todos os serviços no Sistema de Agendamento Eletrônico (SAE). Essa agenda deve estabelecer também, o número mínimo de vagas, por serviço, além, dos tempos máximos de atendimento para cada serviço, obedecendo os parâmetros estabelecidos pelo INSS. O terceiro passo prevê uma rotina de acompanhamento da evolução da agenda eletrônica, visando monitorar os resultados.

O INSS também foi destaque no I Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária, realizado na semana passada em Salvador, na ocasião Oliveira anunciou, segundo nota divulgada pelo endereço eletrônico da previdência, a criação de 12 Agências da Previdência Social especializadas em benefícios por incapacidade, que possibilitarão a centralização de todas as atividades necessárias para o atendimento e a concessão deste tipo de benefício. No qual a primeira unidade já está em operação desde abril, em Porto Alegre e as demais começarão a funcionar ainda este ano. Através da Central 135, o INSS manterá contato com os segurados, com antecedência mínima de 72 horas da data prevista para o atendimento. Com isso, o Instituto pretende reduzir o índice de desistência ou de ausência, que atualmente é de 30% e aumentar a oferta de vagas pelo agendamento eletrônico. A previsão para concluir os investimentos no agendamento é até o fim de setembro.

Campeãs de reclamações no Diário, as perícias médicas do INSS, contarão com uma campanha de esclarecimento a população para informar sobre as condições para a concessão de benefícios por incapacidade, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, responsáveis por 60% dos novos requerimentos de benefícios.

Fonte: Diário do Grande ABC

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