A Central Única dos Trabalhadores (CUTMG) participa, hoje, às 15h, juntamente com várias entidades ligadas ao movimento negro, da 1ª. Marcha da Consciência Negra de Belo Horizonte contra o racismo, pela cidadania e pela vida, na Praça Sete, centro de Belo Horizonte.
A atividade marca o Dia Nacional da Consciência Negra. A concentração será a partir das 14h, mesmo horário em que terá uma audiência na Assembléia Legislativa, que discutirá o mesmo tema.
A Lei federal de 2003 – n° 10.639 – determina que o Dia da Consciência Negra fosse comemorado em 20 de novembro, em memória à morte do líder negro Zumbi dos Palmares, assassinado em 1971 e tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Em todo o país, 262 cidades determinaram feriado municipal nessa data.
Movimentos sociais negros, grupos culturais e trabalhadores marcham em defesa da Paz e dos direitos humanos e levantam as seguintes reivindicações:
• determinação do dia 20 de novembro como feriado municipal em Belo Horizonte e nacional;
• aprovação da Lei de Cotas – PL 73/99 e cotas para a juventude negra e pobre na UFMG;
• aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do Fundo Nacional de Promoção da Igualdade Racial – PL 3198/20000;
• criação das Secretarias Estadual e Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial;
• implementação da Lei 10639 – História e Cultura da África do Povo Negro no Brasil em todas as Escolas;
• ampliação do orçamento da SEPPIR – Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial;
• regularização fundiária das terras das comunidades quilombolas e dos povos indígenas em Minas Gerais.
O tesoureiro da CUT/MG, Marco Antônio de Jesus convida todos os cutistas e sindicalistas a participarem das atividades na Praça Sete e no Legislativo Estadual (Reunião Especial). “A mobilização dos vários movimentos negros é fundamental para avançarmos nas conquistas em relação à igualdade racial. Defendemos a construção de uma vida justa para brancos e negros no Brasil”, frisa Marco Antônio de Jesus.
Na Assembléia, a audiência, que está agendada para às 14 horas, foi solicitada pela Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial, formada por 43 deputados estaduais. O artista Maurício Tizumba será homenageado na Reunião Especial. A frente parlamentar propõe a criação da Coordenadoria Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, de conselhos municipais da juventude e de um núcleo estadual de atendimento às vítimas de preconceito e discriminação racial.
Fonte: CUT/MG