O Núcleo de Bem-Estar Social (Nubes) da Seção Judiciária de Minas Gerais informa que realizará nesta sexta-feira, 3 de dezembro, das 12h às 18h, no auditório do Edifício Antônio Pinheiro da Justiça Federal em Belo Horizonte (avenida Álvares Cabral, 1.805, 2º andar), a Ação de Saúde “Hepatite: Epidemia Ignorada”.
Na Ação de Saúde, destinada aos magistrados, servidores, terceirizados e estagiários, serão realizados testes para detecção da Hepatite C, até o limite do estoque disponível.
O evento é uma realização da diretoria do Foro, em parceria com o Núcleo de Bem-Estar Social e a Seção de Desenvolvimento de Recursos Humanos, com o apoio da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite – ABPH e do Hospital Madre Teresa.
A iniciativa está alinhada aos objetivos do Planejamento Estratégico da Justiça Federal 2015-2020, que têm por fim o desenvolvimento e execução de ações efetivas, integradas e sustentáveis.
Conheça um pouco sobre a hepatite
HEPATITE é assim: Pode aparecer onde menos se espera e em sete formas diferentes. As hepatites A,B,C,D,E,F e G têm diversas causas e muitas formas de chegar até você.
De acordo com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite – ABPH a hepatite C é a maior epidemia da humanidade hoje, superior à AIDS/HIV em 5 vezes, sendo que existem, no mundo, cerca de 200 milhões de pessoas que carregam o vírus, principal causa de transplantes de fígado, respondendo por 40% dos casos. Há 6 milhões de brasileiros infectados com as hepatites B e C e, dentre esses, apenas alguns milhares têm consciência disso.
Algumas maneiras de se prevenir:
Vacine-se contra as hepatites A e B;
Lave SEMPRE bem os alimentos que serão consumidos crus e cozinhe bem os demais, principalmente frutos do mar e carne de porco;
Lave SEMPRE bem as mãos após usar o toalete e antes de se alimentar;
Não compartilhe objetos de uso pessoal como, giletes, escovas de dente, utensílios de manicure, e tenha certeza de que materiais utilizados para fazer tatuagens e para a colocação de piercings são descartáveis;
Utilize preservativos durante as relações sexuais.
Fontes: Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite – ABPH Laboratório Hermes Pardini e NÚCLEO DE BEM-ESTAR SOCIAL – Nubes/MG