Greve em Uberaba tem sido notícia nos jornais da cidade – confira!

Compartilhe

Uberaba

Atingindo os cem dias de greve do Judiciário Federal, o movimento não é mais novidade na imprensa, a não ser os seus desdobramentos. Assim como na grande imprensa, em nível nacional, os noticiários acerca da greve também ganham os jornais das cidades do interior. Confira, abaixo, matérias divulgadas em dois jornais da cidade de Uberaba, nas quais tratam o movimento da categoria.

Do Jornal da Manhã, em 09/09: Servidores da Justiça Federal no país continuam em greve

Em razão da não apreciação do veto que repõe as perdas salariais da categoria, servidores do Judiciário Federal continuam em greve em todo o país. Em Uberaba, a categoria continua mobilizada, conforme informa a representante do comando grevista, Liliam Lyrio Stábille, com o órgão funcionando apenas com 40% do efetivo.

O veto seria analisado no dia 18 de agosto, mas a votação foi remarcada para o dia 25 e, em seguida, novo adiamento para a quarta-feira passada, dia 2. Neste último dia, também não houve votação. A servidora diz que houve manobra para que presenças dos parlamentares não fossem registradas, para que não se atingisse o quórum mínimo para a votação. “Foi tanta manobra, que, mesmo marcada a presença, esta não era registrada no painel do Congresso, o que aconteceu, inclusive com Zezé Perrella e Lincoln Portela”, afirmou.

Ela diz que mais de 20 mil servidores, segundo dados da Polícia Militar do Distrito Federal (DF), que enfrentaram longas viagens de todas as partes do Brasil e aguardavam no gramado sob um sol de 40 graus, sentiram-se revoltados. “Quanto mais o governo recua e adia a análise do veto presidencial que premia o congelamento salarial de quase uma década, mais aumenta a indignação e a revolta de mais de 120.000 famílias dos servidores prejudicados”, lamenta.

Com isso, os servidores continuam em greve, inclusive em Uberaba. “A luta continua. É preciso mostrar a esse governo que não fomos derrubados mesmo com o cansaço e o desgaste da demora da greve, ou a falta de dinheiro para manter o movimento, pois a vontade de fazer justiça é bem maior”, finaliza.

Do Jornal de Uberaba, em 13/09: Servidores do Poder Judiciário Federal em Minas programam um “Apagão do Judiciário” no próximo dia 22

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais marcou, para o dia 15 de setembro, uma nova Assembleia Geral Extraordinária (AGE). A sessão será realizada em Belo Horizonte, onde está instalada a sede do sindicato. A proposta, segundo os coordenadores gerais do movimento, é a discussão sobre os novos rumos do movimento grevista da categoria.

Em Uberaba, os servidores mantêm a greve, que teve início em junho e segue para o terceiro mês. Segundo a servidora e uma das representantes do movimento local, Liliam Stábile, o Congresso vem adiando a votação ao PLC 25 de 2015, que prevê reajuste médio de 56% dos salários dos servidores. “Mais uma vez, os servidores do Judiciário Federal de todo o Brasil não puderam acompanhar a votação do veto presidencial nº 26 ao PLC 28 de 2015, que prevê reajuste médio de 56% àqueles cujos vencimentos básicos encontram-se congelados há 9 anos. Embora Renan Calheiros tivesse garantida a apreciação do aludido veto 26 no dia 18 de agosto, esta não ocorreu, o mesmo acontecendo no dia 25 de agosto e se repetindo no último dia 2 de setembro”, relatou.

A grevista aponta a situação como uma “manobra do governo” para que as presenças dos parlamentares não fossem registradas. “Houve confusão e protestos, porque está sendo desrespeitada a autonomia do Poder Legislativo e da própria democracia. Quando esta não pode ser exercida, impera a ditadura”, acrescentou.

“A luta continua. É preciso mostrar a esse governo que não fomos derrubados, mesmo com o cansaço e o desgaste da demora da greve, ou a falta de dinheiro para manter o movimento, pois a vontade de fazer justiça é bem maior”, finalizou.

 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags