Do site do SINTRAJUF-PE: Servidores da Justiça Federal e TRE de Pernambuco divulgam nota de repúdio à conduta de Roberto Ponciano

Compartilhe

Servidores da Justiça Federal e do TRE de Pernambuco aprovaram em assembleia uma nota de repúdio (confira-a ao término desta nota) ao dirigente da Fenajufe Roberto Ponciano, que, em rede social, na data de ontem, 10, publicou nota desrespeitosa ao conjunto de servidores do Poder Judiciário, no que tange a luta pela derrubada do Veto 26. A seguir, a declaração  de Ponciano.

roberto Ponciano

Leia o conteúdo da carta abaixo:

Nota de repúdio à conduta de Roberto Ponciano

Os servidores da Justiça Federal de Pernambuco de primeiro grau vêm externar repúdio às declarações do coordenador da FENAJUFE, Roberto Ponciano, que insistentemente desrespeita e menospreza os esforços da categoria para defender o PLC 28/2015.

A Constituição Federal, em seu art. 8º, atribuiu aos sindicatos a função de defender os direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, sendo possível afirmar que possuem como função própria a de representação. Tais entes atuam como porta-vozes dos anseios e necessidades dos seus representados e têm a responsabilidade de visar, como fim último a ser alcançado, as suas reivindicações.

Ao dirigente sindical é transferida a missão de salvaguardar os interesses da categoria, sendo incompatível com tal mister a defesa de ideologias políticas que comprometam a legitimidade da atividade sindical.

De acordo com resolução expedida na 35ª Reunião da Organização Internacional do Trabalho, “as relações ou atividades políticas dos sindicatos não devem ser em si mesmas de tal natureza que comprometam a continuidade necessária do movimento sindical e, por outro lado, não devem ser para os governos um pretexto para romper essa mesma continuidade”.

Posto isso, é demasiadamente contraditório um dirigente que participa de negociações diretas com o chefe do Poder Judiciário afirmar que “para derrubar esse governo (Dilma Rousseff) e eu ter um aumento, dane-se o aumento”. Essa declaração foi gravada pelo próprio Roberto Ponciano e tornou-se pública por meio do aplicativo WhatsApp.

Além disso, Ponciano utiliza expressões desrespeitosas para se referir aos trabalhadores da categoria. Em postagem no Facebook, ele escreveu: “Coxinhas do Judiciário fazendo campanha no twiteer contra o pacto de governabilidade entre Dilma e os Governadores. (…) Não sei o que são mais, se patetas, ou se fascistas”.

Sobre o movimento nacional da categoria, o referido sindicalista postou: “…nunca vi um movimento tão sem sentido, histérico, irracional, sem análise da realidade, sem articulação política, sem estratégia, sem qualquer laivo de razão como este de derrubada do veto do PLC28”.

É possível perceber que Roberto Ponciano não tem cumprido com suas funções, ao contrário, volta-se contra sua própria categoria, posicionando-se de forma contrária aos seus interesses, privilegiando ideologias políticas que nada acrescentam à luta travada pelos servidores do Poder judiciário da União face ao Estado, liderado justamente pela corrente política abertamente defendida e priorizada pelo citado dirigente.

Ora, quando o sindicato passa a ser dominado por pessoas que representam os interesses da parte mais forte (nesse caso, o governo), tal ente passa a ser não somente um instrumento de opressão, mas também um meio de dominação de toda uma classe, deixando de lado sua função representativa e perdendo sua legitimidade.

E é pelos motivos expostos que os servidores da Justiça Federal de Pernambuco de primeiro grau, além de repudiar os atos do dirigente Roberto Ponciano, solicitam à FENAJUFE que investigue e se posicione sobre a postura do coordenador, que, claramente, não representa a categoria.

Fonte: Sintrajuf PE

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags