O ministro Gilson Dipp, atual coordenador-geral do Conselho da Justiça Federal foi eleito na noite desta terça-feira (05/08) pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça para o cargo de Corregedor Nacional de Justiça do Conselho nacional de Justiça (CNJ). Ele substituirá o ministro César Asfor Rocha, que deixa a corregedoria do CNJ para assumir a presidência do Superior Tribunal de Justiça.
Antes de ser empossado, o ministro Gilson Dipp precisa ter sua indicação aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, e pelo plenário do Senado Federal. Posteriormente, o ministro deverá ser nomeado pelo presidente da República. Durante os dois anos de mandato, Gilson Dipp permanecerá afastado dos julgamentos da Quinta Turma e da Terceira Seção, mas continuará atuando normalmente a Corte Especial do STJ.
Natural de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Gilson Dipp, é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou sua carreira como advogado em 1968 e foi nomeado juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região em 1989. Foi membro titular do Tribunal Regional Eleitoral e exerceu a presidência do TRF da 4ª Região no biênio 1993/1995.
Gilson Dipp integra o STJ desde 1998, tendo atuado e presidido a Quinta Turma e Terceira Seção do Tribunal.