Na tarde de quinta-feira, 11 de dezembro, o Sitraemg esteve presente no encerramento das atividades de treinamento de mais uma turma de recém-nomeados para a Justiça Federal, em Minas Gerais, no auditório da sede do TRF6, em Belo Horizonte. Estavam previstas, para até o final deste ano, 91 nomeações de aprovados no primeiro concurso público promovido pelo Tribunal.
Os coordenadores Enilson Fonseca, Alessandra Matias Barbosa e Marjory Pereira foram levar os cumprimentos e dar as boas-vindas aos novos servidores, e apresentar-lhes a entidade. Falaram das recentes vitórias da categoria, como a aprovação dos PLs 3084/2025 (adicional de qualificação), 4750/2025 (recomposição salarial) e 2447/2022 (regulamentação e fortalecimento da Polícia Judicial), e os convocaram para a luta contra a reforma administrativa.
Sobre esta última, Enilson Fonseca explicou que a reforma é uma recomendação do Banco Mundial com objetivo de esvaziar o Estado brasileiro e, por tabela, transferir para a iniciativa privada os serviços hoje prestados gratuitamente à população.
Confira as fotos:
O coordenador também informou os novos colegas que eles já chegam sob a perspectiva de, pelo menos, uma redução na sobrecarga de trabalho. Graças à intervenção do Sitraemg, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu suspender a tramitação do PL 8132/2014, depois de aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), para incluir o TRF6 entre os Regionais a serem beneficiados com os 462 cargos efetivos que serão criados para a Justiça Federal (297 de analista judiciário e 165 de técnico judiciário). Motivo: o tribunal mineiro ainda não existia quando o projeto foi apresentado e começou a tramitar.
“Precisamos lutar pela estruturação da nossa carreira. E convidamos todos vocês”, convocou a coordenadora Marjory Pereira, referindo-se à luta pelo Plano de Carreira da categoria.
Várias filiações
Colocando o sindicato à disposição dos colegas, os coordenadores convidaram-nos a se filiarem, para fortalecerem a entidade e a luta da categoria, e usufruírem dos inúmeros benefícios oferecidos. Lembraram que, além de ampla assessoria jurídica, nas áreas administrativa, trabalhista, civil, criminal e outras, o sindicato disponibiliza aos filiados assistência em situações de adoecimento e assédio moral nos locais de trabalho, através do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM), e uma extensa carteira de convênios.
Entre as centenas de parcerias, que facilitam o acesso a produtos e serviços a preços e condições vantajosas, e até gratuitamente, em que se descatam os planos de saúde da Unimed, os cursos do Ecocursos, diárias gratuitas em hotéis, gratuidade em cursos de pós-graduação com vistas ao Adicional de Qualificação, aplicativo WellHub e outras.
“Vocês se filiando estarão nos incentivando a atuar ainda mais nas nossas lutas”, convidou a coordenadora Alessandra Matias Barbosa. Ao final, vários novos servidores preencheram a ficha de filiação.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg



