A edição do programa do Sitraemg na Rádio Favela Autêntica FM “A Voz do Servidor” da quinta-feira, dia 4 de dezembro, foi um verdadeiro presente de fim de ano para os ouvintes.
A gerente de Negócios do Sicoob Coopjus e especialista em gestão financeira Kátia Almeida deu dicas para começar a organizar as finanças e se proteger de golpes.
Numa linguagem simples e direta, a convidada mostrou a importância de aprender a gerir o dinheiro. “Saber dizer não a um pedido de um filho, por exemplo, e abrir mão de compras por impulso é fundamental para não se endividar e ter uma vida mais tranquila”, ensinou.
Os apresentadores Carlos Cabeça e Joana D’arc Guimarães pediram dicas para o servidor que pretende se aposentar. “É preciso fazer as contas antes de aposentar: quanto ficará o meu salário, quanto deixarei de receber do auxílio-alimentação? Acendeu a luz amarela? Vamos postergar a aposentadoria, infelizmente. Eu atuo nesta área há 18 anos e já vi casos dramáticos do que a falta de planejamento pode causar na vida de aposentados,” relatou.
Joana D’arc reforçou a importância do fim da contribuição previdenciária paga pelos servidores aposentados. “Está na hora de dar um basta nesta cobrança de quem já contribuiu a vida inteira”, afirmou.
Também foram debatidos assuntos do dia a dia dos trabalhadores. Entre bolas dentro e bolas fora, o filiado Rubens Goyatá destacou positivamente o governo brasileiro, que reduziu significativamente a desigualdade social e a pobreza nos últimos anos e a Polícia Federal que prendeu o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar, por ligações com o crime organizado do Rio de Janeiro.
Confiança nos sindicatos
Os apresentadores divulgaram a pesquisa Trabalho e o Brasil, realizada pela Vox Populi, que mostra que 70% dos brasileiros reconhecem que os sindicatos são “importantes” ou “muito importantes” para a defesa dos direitos.
A questionário, aplicado nos meses de maio e junho, em cinco regiões do brasil, também mostra que mais de 70% defendem o direito de greve, consideram legítimo participar de consultas públicas e votar em representantes que defendam sua categoria para cargos públicos.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg


