O convidado do programa “A voz do servidor” dessa quinta-feira, 25 de setembro, foi Nil César, fundador e diretor da Casa do Beco, ponto cultural do Aglomerado Santa Lúcia/Morro do Papagaio, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Entrevistado pelo coordenador do Sitraemg Carlos Cabeça, Nil falou sobre a história da instituição, criada em 2003, e destacou os projetos em desenvolvimento no local em prol dos moradores da região.
O principal objetivo da Casa do Beco é promover o desenvolvimento humano e a transformação social por meio do fomento à produção e difusão cultural e artística, especialmente do teatro, em sua comunidade, além disponibilizar suas atividades a outros públicos da cidade.

São oferecidas oficinas de teatro, capoeira, danças urbanas e outras. Também são realizadas sessões de teatro e cinema nas casas de moradores.
As atividades, além das despesas com a manutenção e a preservação do imóvel, são custeadas por recursos obtividos junto a empresas, pela Lei Rouanet, Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, Fundo Municipal e Cultura de Belo Horizonte e de doações de pessoas físicas. As doações de pessoas físicas podem ser feitas por qualquer quantia em dinheiro ou produtos para serem vendidos em um bazar/brechó instalado no local. Veja como doar.

O projeto de maior envergadura, no momento, é a realização de obras visando melhorar a acessibilidade dentro das instalações da Casa do Beco. Foi até lançada uma campanha incentivando as pessoas a atuarem como “embaixadores”, doando e “puxando” mais doações, em seu círculo de amizades, para angariar os recursos necessários.
A categoria em destaque
Ainda no programa, o coordenador geral do sindicato Alexandre Magnus lembrou que o projeto da recomposição salarial foi finalmente enviado ao Congresso Nacional, nesta semana, e convocou os servidores do Judiciário Federal para as lutas pela aprovação desse projeto e para que o Supremo Tribunal Federal (STF) também envie, ainda este ano, o projeto do Plano de Carreira da categoria.
Reação da população aos desmandos na Câmara
Ainda no programa, a coordenadora do Sitraemg Joana D’Arc Guimarães parabenizou o povo brasileiro pelas mobilizações do último domingo (21), em todo o País, contra a PEC da Bandidagem e o PL da anistia aos golpistas, e cobrou dos parlamentares mais atenção para às pautas de real interesse da população, com o fim da “escala 6×1”, que obriga a maioria dos trabalhadores a trabalharem seis dias por semana, com direito a apenas um dia de folga.
Em sua já tradicional coluna “Bola dentro, bola fora”, com direito também a “bola na trave”, o filiado Rubens Boyatá Campante, servidor do TRT3, comemorou a repercussão extremamente positiva do discurso do presidente Lula no Conselho da Organização das Nações Unidas (ONU) e o sucesso da mobilização nacional do último domingo que acabou determinando o “enterro” da PEC da Bandidagem, e alertou sobre a possibilidade das investigações do esquema das empresas na atividade de mineração em Minas Gerais atingirem o governador Romeu Zema.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg