Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Vitória do Sitraemg: Justiça Federal assegura VPNI integral para servidora aposentada

Decisão reforça o direito adquirido à incorporação da parcela e garante a irredutibilidade dos proventos
Compartilhe

A Justiça Federal reconheceu o direito de uma servidora pública aposentada, filiada ao Sitraemg, à continuidade do recebimento integral da Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI), vinculada à incorporação de função comissionada exercida antes de abril de 1998.

A decisão anulou os atos administrativos que haviam reduzido os proventos da filiada e determinou a recomposição da aposentadoria.

Com isso, a sentença afastou a aplicação retroativa de novas interpretações administrativas e protegeu a estabilidade dos atos consolidados, garantindo a integralidade dos proventos e o caráter alimentar da aposentadoria.

Para o advogado Fabiano Vilete, do escritório Cassel Ruzzarin Advogados, que presta assessoria jurídica ao Sitraemg, a decisão reafirma a segurança jurídica no serviço público. “Trata-se de um reconhecimento fundamental de que a Administração deve respeitar os direitos incorporados e as regras vigentes à época. É uma conquista que reafirma a confiança legítima dos servidores em relação ao próprio Estado”, ressalta.

Também foi deferido o pedido de tutela de urgência que assegura a continuidade do pagamento da VPNI, evitando a redução dos proventos de aposentadoria.

Cabe recurso por parte da União.

 

Assessoria de Comunicação

Sitraemg

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags