O TRT MG lançou esta semana uma página com conteúdos exclusivamente sobre o assédio moral, assédio sexual e discriminação.
Além de trazer orientações, direcionamentos de cursos e disponibilização dos canais onde buscar ajuda e até um formulário para denúncia anônima.
A criação da página foi sugerida pelo Sitraemg, no ano passado, junto com outras ações para enfrentar o tema e definida nos subcomitês de prevenção e enfrentamento do assédio moral. No subcomitê de primeiro grau, o sindicato é representado pelo servidor Lucas Alves da Silva, e no de segundo grau, pelo servidor Alysson Condesso de Andrade.
Sitraemg presente no debate
Durante a reunião do Subcomitê de Atenção Integral à Saúde, realizada na terça-feira, dia 13 de maio, o Sitraeemg esteve presente por meio do coordenador-executivo do David Landau e do psicólogo do DSTCAM (Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral), Arthur Lobato.
Na ocasião, o Sitraemg sugeriu que administração do TRT3 avalie de modo especial o ambiente de trabalho de unidades em que foram constatados seguidos casos de pedido de remoção por motivos de saúde.
Por iniciativa da desembargadora Maristela Iris da Silva Malheiros, que coordena o colegiado, será realizada reunião do Subcomitê de Atenção Integral à Saúde e as duas subcomissões que tratam do enfrentamento ao assédio para atuação mais eficiente e ágil.
Conheça a página do TRT sobre assédio
Participe da pesquisa sobre assédios
O Sitraemg convida servidores do TRT-MG para a pesquisa institucional sobre Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação, disponível até o dia 6 de junho de 2025.
A participação é totalmente confidencial e leva entre 10 e 15 minutos.
A pesquisa está disponível na Intranet do Tribunal.
O combate ao assédio moral nos tribunais tem sido uma pauta prioritária e permanente para o Sitraemg, que realiza ações diversas, como:
• Oferecer acolhimento, por meio do DSTCAM, aos servidores e servidoras vítimas dessas práticas;
• Diálogo permanente com os Tribunais em reuniões institucionais sobre o tema;
• Participar e apoiar as ações dos próprios tribunais no combate ao assédio e à discriminação.
Leia mais:
Sindicato participa da Semana de Combate ao Assédio e Discriminação nos tribunais
Assédio Moral e as Feridas Invisíveis
Assédio moral é praticado nos três tribunais federais e tem de ser combatido
Assessoria de Comunicação
Sitraemg