Conforme já anunciado no site do Sindicato (leia aqui) e também pelo Jornal mensal, acontece, no próximo dia 13 de dezembro, das 9h às 18h, na sede do SITTRAEMG (Rua Euclides da Cunha, 14, Prado – BH), a primeira reunião ordinária do Conselho Deliberativo (composto pela Diretoria Executiva + Diretores de Base) da atual gestão. E todos os diretores de base – antigos e recém-empossados – estão convocados, com base no Artigo 24 do Estatuto do SITRAEMG.
Estas reuniões dão a oportunidade de os diretores de base se manifestarem, trazendo as demandas e dúvidas de cada local de trabalho e, também, juntos, buscarem alternativas para atender as reivindicações dos servidores. Ainda, os diretores de base levam para os locais de trabalho todas as informações de interesse do sindicalizado.
O SITRAEMG lembra que os diretores de base que participarão devem confirmar sua presença, sendo que os diretores de base do interior terão suas despesas custeadas (hospedagem mediante solicitação prévia e transporte). O Sindicato sugere que todos os participantes tragam sugestões e demandas que possam ser discutidas e encaminhadas na ocasião. A confirmação de presença pode ser feita pelo e-mail margareth@sitraemg.org.br/ ou pelos telefones (31) 4501-1500 ou 0800-283-4302, com Margareth.
Confira a programação do encontro do dia 13:
9h – Abertura
9h15 – Solenidade de Posse dos Diretores de Base recém eleitos durante a campanha de Eleição de Diretor de Base e apresentação dos eleitos anteriormente
9h30 – Palestra: Conjuntura (Luiz Fernando Rodrigues Gomes, servidor do TRT e ex-diretor do SITRAEMG)
10h30 – Curso “Organização por Local de Trabalho” – OLT
12h30 – Intervalo para almoço
13h30 – Continuação do Curso OLT
15h30 – Definição do calendário de lutas para 2015
16h30 – Encaminhamentos
17h30 – Encerramento
O papel do diretor de base
O papel do diretor de base não se confunde com aquele dos diretores do Sindicato em seu mandato. Sua função possui um duplo eixo: está voltada, por um lado, para o interior do local de trabalho, conscientizando os trabalhadores sobre seus direitos e a necessidade de se envolver nas lutas e atividades promovidas pela entidade sindical, e, por outro, está voltada para o sindicato mesmo, auxiliando na elaboração de suas pautas e revindicações. O Diretor de Base é que faz o elo entre o seu local de trabalho e o Sindicato. Isto significa que este não possui um papel meramente passivo, de representar os trabalhadores que o elegeram, mas, sobretudo, de fazer chegarem as demandas específicas de sua localidade ao sindicato, e, por outro lado, atualizar os seus colegas sobre as atividades sindicais em curso.