O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região e a Caixa Econômica Federal firmaram, na última quarta-feira, 18 de fevereiro, acordo de cooperação para financiamento de imóveis residenciais aos magistrados, servidores efetivos, inclusive aposentados, e pensionistas.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por sua vez, ainda não divulgou o teor do convênio que foi firmado, também com a CEF, em beneficio de todos os servidores lotados no âmbito daquele Tribunal, ao qual pertence a Seção Judiciária de Minas Gerais. Porém, o SITRAEMG acredita que as bases são similares às do convênio celebrado pelo TRT.
O Sindicato vai procurar a direção da CEF, em Belo Horizonte, para pleitear a extensão das condições benéficas desses acordos também para os filiados da Justiça Eleitoral e da Justiça Militar.
O convênio do TRT
O convênio, assinado na sede do TRT por seu presidente, desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, e pelo superintendente Regional da CEF, Dimas Wagner Lamounier, permite o financiamento, por todos os beneficiários, de até 100% do preço de avaliação de imóveis residenciais, novos ou usados, com taxa anual de juros de 8,9% ao ano, ou de 8,4%, em igual período, para os que recebam salário, aposentadoria ou pensão pela Caixa, onde devem manter conta-corrente, cheque especial e cartão de crédito.
Na área comercial, o acordo garante para tais clientes isenção de 100% na taxa de administração antecipada de consórcio imobiliário e de autos, amortização do “Construcard Caixa” em até 60 meses, isenção da tarifa de serviços e do cartão de crédito (exceto platinum e turismo) nos primeiros 12 meses, com desconto nos anos posteriores, e taxa flexibilizada de juros do cheque especial.