A solenidade de comemoração aos 25 anos do SITRAEMG, na noite dessa sexta-feira, 21 de fevereiro, na sede do Sindicato, foi iniciada com a palavra da coordenadora geral Lúcia Maria Bernardes de Freitas, dando as boas-vindas e agradecendo a presença de todos, seguida da apresentação do Coral do SITRAEMG, Arte em Canto, sob a regência do maestro Álvaro Rodrigues e, ao piano, Cláudia Carvalho Salgado, desfilando o Hino Nacional Brasileiro e vários clássicos da música brasileira e estrangeira.
Composta a mesa, pelos coordenadores gerais do Sindicato Lúcia Bernardes, Adriana Corrêa Valentino e Hebe-Del Kader Bicalho, pelo advogado Silvio Carvalho, representando a Ordem dos Advogados Seção Minas Gerais (OAB/MG) e a Comissão Sindical daquela instituição, e Paulo Haddad, representando a presidente do TRT, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, Hebe-Del Kader também fez um breve agradecimento a todos que estavam presentes. “Todos podem e devem se sentir homenageados, dos servidores que estiveram presentes na assembleia de fundação do Sindicato até o último filiado, que tenha se filiado no dia de hoje. Os presidentes receberão a homenagem, mas todos os dirigentes (que fizeram parte das sucessivas diretorias, incluindo a atual) devem se sentir homenageados, por terem participado da construção, crescimento e manutenção dessa potência que é o Sindicato hoje”, disse, agradecendo também o prestígio dos representantes de entidades parceiras que compareceram à solenidade e, por fim, chamando os ex-dirigentes do Sindicato para receberem homenagem da entidade.
Placas e buquês de flores
Pelas mãos dos coordenadores gerais e dos coordenadores executivos Hélio Ferreira Diogo, Débora Melo Mansur e Carlos Humberto Rodrigues, do advogado Silvio Carvalho e do representante do TRT, Paulo Haddad, foram entregues placas de agradecimento pela “ativa e relevantíssima participação na construção da história de lutas e conquistas da entidade, na condição de filiado(a) e ex-presidente” aos ex-presidentes Paulo Roberto dos Santos, Carlos Antônio Ferreira (Ovo), Sônia Maria Peres de Oliveira, Lúcia Bernardes (na condição de ex-presidente e atual coordenadora geral), Edna Lúcia de Assis e Leda Maria das Graças Silveira Santos, e aos atuais coordenadores gerais Hebe-Del Kader e Adriana Valentino. As mulheres também receberam buquês de flores. Não puderam comparecer os ex-presidentes Carlos Athayde Viegas Valadares, que estava lecionando, Alexandre Brandi Harry e Sandra Cintra de Souza, que estavam viajando. Eles receberão suas respectivas placas de agradecimento posteriormente.
Depois dos discursos do filiado Paulo Roberto dos Santos e do advogado Silvio Carvalho (veja, abaixo, os detalhes dos dois discursos), a coordenadora geral e de Comunicação do SITRAEMG, Adriana Corrêa Valentino anunciou o lançamento da revista comemorativa dos 25 anos da entidade, produzida pela equipe de Comunicação. Ao iniciar o coquetel, os atuais coordenadores do Sindicato fizeram uma homenagem-surpresa à colega Lúcia Bernardes, entregando-lhe uma placa de agradecimento. Lúcia também recebeu um buquê de flores das mãos da funcionária Cássia Maria, em nome de todo o quadro de trabalhadores do Sindicato. Seguiu-se a essa homenagem o show musical com a servidora do TRE Rose Carvalho, acompanhada pelos músicos Otílio Ferreira, ao violão, Dário Marques, na viola.
Importância do Sindicato e de todos que já o dirigiram
Paulo Roberto dos Santos foi incumbido de se pronunciar em nome de todos os homenageados. Dizendo-se leitor assíduo da Bíblia Sagrada, o primeiro presidente e um dos fundadores do SITRAEMG leu a parábola do Evangelho de Mateus que exemplifica a equidade com que Deus trata todas as suas criaturas. Com base no texto bíblico, fez dois comentários. O primeiro, de que graça no sistema capitalista a valorização da meritocracia, que define as premiações ou recompensas dentro do princípio de que alguns são melhores, mais importantes ou superiores a outros, enquanto Deus assegura a todos o mesmo “denário”, como Mateus se refere a dinheiro na parábola, e determina o pagamento da recompensa a cada um dos trabalhadores na ordem que no seu entendimento seja a mais justa, independentemente da ordem de chegada ao trabalho ou de quanto tempo cada um tenha trabalhado. No segundo comentário, para lembrar que todos aqueles que já passaram pela direção do SITRAEMG têm a sua importância, todos deram sua contribuição para o engrandecimento da entidade e da categoria, independentemente de uns terem trabalhado mais ou menos do que outros, ele citou a frase final da parábola de Mateus dizendo que, na história do SITRAEMG, “os derradeiros serão primeiros, e os primeiros, derradeiros”.
Já o advogado Silvio comentou que, vendo a alegria da comemoração dos 25 anos do SITRAEMG, sendo realizada em uma sede tão bem estruturada, ao som de belíssimas melodias (cantadas pelo Coral Arte em Canto), ele rememorou aos tempos da ditadura militar vivida pelo país entre os anos de 1964 e 1985, em que as decisões relativas aos trabalhadores vinham de cima para baixo, servidores do Judiciário tinham simplesmente que trabalhar, não lhes era permitido opinarem, se manifestarem ou se organizarem como categorias. Servidores públicos não podiam se sindicalizar. Terminada a ditadura, os servidores foram gradativamente recuperando o direito à livre expressão, puderam se organizar em sindicato. E hoje têm, no Sindicato, o apoio e os instrumentos necessários para a mobilização que lhes facilitem dialogar com a população e chamar a atenção das autoridades para a necessidade de serem atendidos em suas justas reivindicações. “Parabéns, SITRAEMG, e boa sorte nos próximos 25 anos”, finalizou.
Registro de presenças
Além de filiados e familiares, e dos membros da diretoria do Sindicato e homenageados e componentes da mesa já citados, a solenidade comemorativa aos 25 anos do SITRAEMG foi prestigiada com a presença o presidente da Assojaf/MG, Cláudio Amaro; José Carlos Xavier, representando a Asttter; o presidente do Sindojus/MG, Wander da Costa Ribeiro, e o diretor Jonathan Porto; o presidente do Scoob Coopjus, Antônio Cláudio dos Santos Rosa; a diretora estadual do Sind-UTE e da CUT-MG, Beatriz Cerqueira; o advogado Rudi Cassel, do escritório Cassel & Ruzzarin Advogados, que presta assessoria jurídica ao Sindicato; e o assessor parlamentar do Sindicato, Alexandre Marques; os coordenadores José Francisco Rodrigues, Artalide Lopes Cunha, Fernando Guetti, Osmar Souto, Aldemar Simões, Marisa Campos, Iclemir Costa, Raimundo Alves e Liliam Lyrio; o presidente do Conselho Fiscal, Alexandre Magnus, além dos também conselheiros Alírio Césr de Almeida e Luiz Fernando Rodrigues.
Os homenageados da noite