Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Muriaé ganha nova sede para Cartório Eleitoral e presidente do TRE anuncia mais melhorias

Compartilhe

Nesta segunda-feira, dia 27, o SITRAEMG iniciou mais uma série de visitas a servidores do interior, além de acompanhar a inauguração das sedes próprias dos Cartórios Eleitorais de Muriaé, Carangola e Manhuaçu. Nesta segunda, a coordenadora geral Lúcia Maria Bernardes de Freitas esteve em Muriaé e Carangola, com servidores da Justiça Federal e da própria Justiça Eleitoral.

Na 187ª Zona Eleitoral, os servidores relataram à coordenadora do SITRAEMG os problemas que o Sindicato vem apurando em suas viagens e denunciando incansavelmente à administração do TRE-MG: excesso de trabalho e escassez de servidores. Neste caso, por exemplo, são três cidades e cerca de 80 mil eleitores para quatro servidores – no entanto, o quinto, apesar da requisição já ter sido aprovada há mais de um ano, jamais apareceu no trabalho, pois a prefeitura simplesmente não o cedeu.

A coordenadora sindical Lúcia Bernardes entre os servidores Tadeu Alves e Rayane Calembo, na - por poucos dias - sede do Cartório Eleitoral de Muriaé (Foto: Janaina Rochido)

Conforme já informou aos servidores do Centro de Apoio do TRE, aos quais visitou no dia 14 deste mês, Lúcia Bernardes disse aos trabalhadores de Muriaé que, tão logo o novo presidente da Justiça Eleitoral tome posse, em fevereiro, o Sindicato marcará nova audiência para reapresentar-lhe as demandas dos servidores e cobrar a continuidade das soluções.

Nova sede ainda não está pronta

Na tarde da mesma segunda, 27, foi realizada no teatro da Fundarte uma solenidade para entregar, simbolicamente, a nova sede do Cartório da 187ª Zona Eleitoral, em Muriaé. “Simbolicamente” porque o prédio, na avenida Maestro Sansão, encontra-se atualmente ocupado por outro órgão público, que foi vítima das enchentes que assolaram a cidade em dezembro de 2013. O edifício, térreo e com mais acessibilidade para toda a população, deve ser desocupado em breve – logo, por hora o TRE e a prefeitura somente assinaram um protocolo de intenções para selar o compromisso e descerraram a placa que será colocada no local.

Lúcia Bernardes e Pollyana Machado, chefe de cartório de Muriaé, durante a solenidade de entrega da nova sede (Foto: Janaina Rochido)

A mesa foi composta pelo próprio presidente do TRE-MG desembargador Antônio Carlos Cruvinel, Adelunar Margi, representando o prefeito Aloísio Navarro, o vereador José Herald Júnior, representando a Câmara dos Vereadores, o juiz eleitoral Adriano de Paula Nakashima e a promotora Jaqueline Ferreira Rangel, representando o Ministério Público Eleitoral. Representantes da Polícia Militar, Exército, deputados estaduais e federais e da OAB de Muriaé também estiveram presentes à solenidade.

A partir da esquerda, Adelunar Margi, Jaqueline Rangel, Adriano Nakashima, José Herald Jr. e o presidente do TRE-MG Antônio Carlos Cruvinel, logo após descerrar a placa que será instalada na nova sede da 187a. ZE (Foto: Janaina Rochido)

Mais sedes para o interior e centro de treinamento para BH

Durante o seu discurso, o desembargador Cruvinel revelou que acabara de se reunir com a prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata, onde também negocia uma sede própria para as Zonas Eleitorais da cidade. Segundo ele, a entrega das sedes próprias começou e novembro de 2012 e, entre locais a serem inaugurados, com compromissos firmados e em busca de imóveis para sua instalação, são um total de 104 cartórios próprios viabilizados, com uma economia de mais de R$ 1,5 milhão para o TRE. Ainda, o presidente da JE mineira informou que está próximo da conclusão um novo centro de treinamento na região central de Belo Horizonte, o que facilitará o acesso especialmente dos servidores e magistrados do interior aos cursos realizados pelo órgão. Trata-se de um andar inteiro no tradicional Edifício Acaiaca, num total de 800m².

O presidente do TRE também declarou-se consciente do problema dos servidores do interior com a escassez de trabalhadores, dizendo que foi em sua gestão que foram solicitados 653 cargos para a JE. “Pelo que sei, o pedido já foi encaminhado para o Congresso”, concluiu.

Janaina Rochido, de Muriaé

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags