Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Sindicato conversa com chefes de cartório em evento do TRE-MG

Compartilhe

Foi realizado hoje, 14, o último dia do “Encontro de Competências dos Talentos do TRE-MG”, que aconteceu no auditório da Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte. Com a presença de 337 chefes de cartório de todo o Estado e dos responsáveis pelas Regiões Eleitorais já instaladas – dentre eles os coordenadores executivos do SITRAEMG Fernando Guetti e Osmar Souto -, o encontro trouxe debates e palestras com foco nas competências dos servidores da Justiça Eleitoral.

Na abertura, na manhã do dia 13, as coordenadoras gerais Lúcia Maria Bernardes de Freitas e Adriana Correa Valentino representaram o Sindicato. Já na tarde de hoje, a coordenadora de Saúde e Relações de Trabalho, Débora Melo Mansur conversou com os participantes. Em primeiro lugar, ela parabenizou os servidores da Eleitoral pela “eleição perfeita” que realizam e que essa excelência é devida ao trabalho e dedicação deles. Débora também convidou aqueles que ainda não são filiados a participarem do Sindicato: “o Sindicato é um espaço político que precisa ser ocupado”, reforçou.

Logo, Débora falou sobre a saúde do trabalhador, citando dados da pesquisa de saúde do servidor realizada pelo Sintrajufe-RS, sindicato do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul. Ela contou sobre os prejuízos que o Processo Judicial Eletrônico (PJe) vem trazendo aos trabalhadores da Justiça do Trabalho e alertou os servidores do TRE para se cuidarem, caso contrário, eles também padecerão com problemas oftalmológicos e osteomusculares. A partir disso, Débora Mansur aconselhou-os a sempre fazerem as pausas a cada 50 minutos trabalhados – até agora a única prevenção eficaz contra esses problemas.

Servidores presentes ao evento do TRE-MG ouvem a coordenadora Débora Melo Mansur (ao centro) (Foto: Janaina Rochido)

FC para chefes de cartório

Logo após a fala de Débora Mansur, uma servidora perguntou a respeito da luta pela FC-6 para chefes de cartório, uma briga antiga dos sindicatos do Judiciário Federal. O coordenador executivo do SITRAEMG Fernando Guetti, chefe de cartório em Araguari, encarregou-se de responder à servidora, com informações que trouxe da Reunião Ampliada da Fenajufe, realizada no último domingo, 10 de novembro, em Brasília.

De acordo com as discussões da Ampliada, o projeto seria pautado na sessão da próxima terça-feira, 19, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas não será mais. A próxima sessão do CNJ será, provavelmente, em 2 de dezembro, quando existe a possibilidade dele voltar à pauta. Guetti explicou que, nesta ocasião, Sindicatos e a Fenajufe pressionarão para que ele seja pautado e possa ser encaminhado ainda este ano para a Câmara dos Deputados. Quanto à verba necessária, o coordenador explicou que há possibilidade dela vir via emenda no Orçamento.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags