Assembleia na AFFEMG aprova fundação do Instituto Sérgio Miranda e elege Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para a entidade

Compartilhe

Foi realizada no último dia 7, no auditório da AFFEMG – Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais, no bairro Funcionários (BH), uma assembleia geral e formal para a fundação do Instituto Sérgio Miranda.  A iniciativa de criação desta entidade se deu após a morte do ex-deputado federal, em novembro do ano passado, e é idealizada por amigos e familiares do ex-parlamentar. Para a criação do Instituto foi instalada uma assembleia em 24 de junho do corrente ano (mais informações aqui), para discutir a viabilidade de uma instituição que desse seguimento ao legado político e ideológico de Sérgio Miranda.

O Instituto Sérgio Miranda, fundado nesse dia 7, tem o caráter jurídico de direito privado, sem fins lucrativos, e com sede e foro em Belo Horizonte. No evento a presença de diversas entidades sindicais, como, o SITRAEMG e Sindfisco; Auditoria Cidadã da Dívida Pública; UBE – União Brasileira de Escritores-; lideranças dos movimentos sociais e estudantis; representantes de alguns parlamentares; professores e amigos do ex-deputado federal Sérgio Miranda.

À mesa, dirigindo a assembleia, o economista e jornalista Luiz Marcos Magalhães Gomes, acompanhado pela viúva de Sérgio Miranda, Cristina Sá Brito, e pelo também economista e jornalista Aldanny Rezende. Segundo Gomes, desde junho, quando aconteceu a primeira reunião acerca da criação do Instituto, vem sendo realizados contatos com Cristina, com movimentos sindicais, sociais e estudantis, além dos amigos e simpatizantes de Sérgio Miranda para que a concretização dessa entidade se desse o mais rápido possível.

A assembleia, que encheu o auditório da AFFEMG e contou, inclusive, com a presença do coordenador do SITRAEMG José Francisco Rodrigues, teve como principal objetivo a eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do recém-criado Instituto.  Ainda, a assembleia discutiu e aprovou o estatuto daquela entidade e deliberou que o Conselho Consultivo será montado nos próximos 15 dias, a fim de que mais pessoas possam se manifestar. Para este Conselho, já fazem parte da composição, como membros natos, Cristina Sá Brito, a viúva de Sérgio Miranda, e Antônio Matos Brito, irmão do ex-deputado. Para Cristina, a criação desse Instituto vem na hora certa. “Sérgio faz falta para o Brasil, sobretudo, neste momento em que estamos vivendo. Acredito que a criação dessa entidade vem na ocasião certa. Agradeço a todos que acreditam nisso”, pontuou a viúva de Miranda, lembrando que o momento em que a sociedade brasileira passa é difícil, mas, de alguma forma, sempre ajuda.

Diretoria Executiva e Conselho Fiscal eleitos por aclamação

A Diretoria Executiva, órgão de coordenação e administração da entidade, será composta por nove membros. Já o Conselho Fiscal, quatro membros, sendo um destes, suplente. Os mandatos serão de dois anos.

Presidente: Luiz Marcos Magalhães Gomes, economista e jornalista

Vice-Presidente: Luiz Bernardes, economista e jornalista

Secretário-Geral I – Aldanny Rezende, publicitário

Secretário-Geral II – Madalena Souza, médica

Tesoureiro I – Lucia Cicharini, economista e professora da PUC 

Tesoureiro II – Lucy Espeschit, economista

Diretor de comunicação e eventos – Eduardo Nunes Campos, jornalista e advogado

Diretor de Formação – Sávio Bones, jornalista

Diretor de publicações – Fernando Alves, jornalista

Conselho Fiscal

João Bosco Pinto Lara, desembargador do TRT-MG

Rosângela Carrusca, professora na UFMG

Jane Medeiros, jornalista e produtora cultural

Suplente

Maria Eulália Alvarenga, economista, professora universitária e coordenadora do Núcleo Mineiro da Auditoria Cidadã da Dívida

Sobre o Instituto

Para saber mais sobre o Instituto Sérgio Miranda ou se tornar um associado, faça contato através do e-mail institutosergiomiranda@gmail.com

Atividades: As principais atividades do Instituto serão a promoção, articulação, participação e/ou apoio a iniciativas e atividades políticas, sociais, ideológicas, culturais ou de qualquer outra natureza, que estejam de acordo com seus objetivos e com seus princípios. Em todas estas atividades, o Instituto Sérgio Miranda sempre buscará estabelecer colaboração e parcerias com entidades afins, nacionais e internacionais, bem como com organizações do movimento popular e sindical e com publicações impressas e eletrônicas.

Sócios: O Instituto será integrado por todos aqueles que assinarem sua ata da fundação e de aprovação de seus estatutos ou que, posteriormente, venham a ele aderir. Ambos serão considerados sócios efetivos do Instituto.

São direitos dos sócios efetivos:- participar com voz e voto das Assembleias Gerais da entidade;- votar e serem votados para quaisquer cargos de sua estrutura;- ter ciência de todas as atividades desenvolvidas pela entidade, de forma a delas poderem participar.

São deveres dos sócios efetivos:- comparecer e votar nas Assembleias Gerais e participar das atividades desenvolvidas pela entidade;- respeitar e fazer cumprir seus estatutos e as deliberações emanadas por seus órgãos;- contribuir financeiramente, de acordo com suas possibilidades, para a manutenção da entidade.

Estrutura: Assembleia Geral; Diretoria Executiva; Conselho Consultivo e Conselho Fiscal

Financiamento e manutenção da entidade: Os recursos necessários à manutenção da entidade provirão das contribuições dos associados, de convênios, doações, legados e heranças recebidos, de acordos firmados com entidades nacionais e internacionais e de rendas originárias dos bens da entidade.

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags