Foi realizada no último dia 7, no auditório da AFFEMG – Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais, no bairro Funcionários (BH), uma assembleia geral e formal para a fundação do Instituto Sérgio Miranda. A iniciativa de criação desta entidade se deu após a morte do ex-deputado federal, em novembro do ano passado, e é idealizada por amigos e familiares do ex-parlamentar. Para a criação do Instituto foi instalada uma assembleia em 24 de junho do corrente ano (mais informações aqui), para discutir a viabilidade de uma instituição que desse seguimento ao legado político e ideológico de Sérgio Miranda.
O Instituto Sérgio Miranda, fundado nesse dia 7, tem o caráter jurídico de direito privado, sem fins lucrativos, e com sede e foro em Belo Horizonte. No evento a presença de diversas entidades sindicais, como, o SITRAEMG e Sindfisco; Auditoria Cidadã da Dívida Pública; UBE – União Brasileira de Escritores-; lideranças dos movimentos sociais e estudantis; representantes de alguns parlamentares; professores e amigos do ex-deputado federal Sérgio Miranda.
À mesa, dirigindo a assembleia, o economista e jornalista Luiz Marcos Magalhães Gomes, acompanhado pela viúva de Sérgio Miranda, Cristina Sá Brito, e pelo também economista e jornalista Aldanny Rezende. Segundo Gomes, desde junho, quando aconteceu a primeira reunião acerca da criação do Instituto, vem sendo realizados contatos com Cristina, com movimentos sindicais, sociais e estudantis, além dos amigos e simpatizantes de Sérgio Miranda para que a concretização dessa entidade se desse o mais rápido possível.
A assembleia, que encheu o auditório da AFFEMG e contou, inclusive, com a presença do coordenador do SITRAEMG José Francisco Rodrigues, teve como principal objetivo a eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do recém-criado Instituto. Ainda, a assembleia discutiu e aprovou o estatuto daquela entidade e deliberou que o Conselho Consultivo será montado nos próximos 15 dias, a fim de que mais pessoas possam se manifestar. Para este Conselho, já fazem parte da composição, como membros natos, Cristina Sá Brito, a viúva de Sérgio Miranda, e Antônio Matos Brito, irmão do ex-deputado. Para Cristina, a criação desse Instituto vem na hora certa. “Sérgio faz falta para o Brasil, sobretudo, neste momento em que estamos vivendo. Acredito que a criação dessa entidade vem na ocasião certa. Agradeço a todos que acreditam nisso”, pontuou a viúva de Miranda, lembrando que o momento em que a sociedade brasileira passa é difícil, mas, de alguma forma, sempre ajuda.
Diretoria Executiva e Conselho Fiscal eleitos por aclamação
A Diretoria Executiva, órgão de coordenação e administração da entidade, será composta por nove membros. Já o Conselho Fiscal, quatro membros, sendo um destes, suplente. Os mandatos serão de dois anos.
Presidente: Luiz Marcos Magalhães Gomes, economista e jornalista
Vice-Presidente: Luiz Bernardes, economista e jornalista
Secretário-Geral I – Aldanny Rezende, publicitário
Secretário-Geral II – Madalena Souza, médica
Tesoureiro I – Lucia Cicharini, economista e professora da PUC
Tesoureiro II – Lucy Espeschit, economista
Diretor de comunicação e eventos – Eduardo Nunes Campos, jornalista e advogado
Diretor de Formação – Sávio Bones, jornalista
Diretor de publicações – Fernando Alves, jornalista
Conselho Fiscal
João Bosco Pinto Lara, desembargador do TRT-MG
Rosângela Carrusca, professora na UFMG
Jane Medeiros, jornalista e produtora cultural
Suplente
Maria Eulália Alvarenga, economista, professora universitária e coordenadora do Núcleo Mineiro da Auditoria Cidadã da Dívida
Sobre o Instituto
Para saber mais sobre o Instituto Sérgio Miranda ou se tornar um associado, faça contato através do e-mail institutosergiomiranda@gmail.com
Atividades: As principais atividades do Instituto serão a promoção, articulação, participação e/ou apoio a iniciativas e atividades políticas, sociais, ideológicas, culturais ou de qualquer outra natureza, que estejam de acordo com seus objetivos e com seus princípios. Em todas estas atividades, o Instituto Sérgio Miranda sempre buscará estabelecer colaboração e parcerias com entidades afins, nacionais e internacionais, bem como com organizações do movimento popular e sindical e com publicações impressas e eletrônicas.
Sócios: O Instituto será integrado por todos aqueles que assinarem sua ata da fundação e de aprovação de seus estatutos ou que, posteriormente, venham a ele aderir. Ambos serão considerados sócios efetivos do Instituto.
São direitos dos sócios efetivos:- participar com voz e voto das Assembleias Gerais da entidade;- votar e serem votados para quaisquer cargos de sua estrutura;- ter ciência de todas as atividades desenvolvidas pela entidade, de forma a delas poderem participar.
São deveres dos sócios efetivos:- comparecer e votar nas Assembleias Gerais e participar das atividades desenvolvidas pela entidade;- respeitar e fazer cumprir seus estatutos e as deliberações emanadas por seus órgãos;- contribuir financeiramente, de acordo com suas possibilidades, para a manutenção da entidade.
Estrutura: Assembleia Geral; Diretoria Executiva; Conselho Consultivo e Conselho Fiscal
Financiamento e manutenção da entidade: Os recursos necessários à manutenção da entidade provirão das contribuições dos associados, de convênios, doações, legados e heranças recebidos, de acordos firmados com entidades nacionais e internacionais e de rendas originárias dos bens da entidade.