SITRAEMG recebe novos servidores do TRT com histórico dos PCS e atuais lutas da categoria

Compartilhe

O SITRAEMG, representado pela coordenadora de Saúde e Relações de Trabalho Débora Melo Mansur e pelo funcionário Leopoldo Lages, esteve na tarde desta quinta-feira, 12, no treinamento dos novos servidores do TRT conversando com três novatos. Os recém chegados são: uma oficiala de justiça, um analista judiciário para a área de TI (tecnologia da informação) e um técnico judiciário para o apoio à 1ª Instância.

A coordenadora do SITRAEMG Débora Melo Mansur (de pé, à direita) e o funcionário Leopoldo Lages (à esquerda) conversaram com os três novatos da Justiça trabalhista (Foto: Janaina Rochido)

Débora Mansur abriu a conversa diferenciando plano de carreira do que a categoria tem atualmente e fazendo uma linha do tempo dos três PCS conseguidos até agora: 1996, 2002 e 2006. Dito isto, a sindicalista falou sobre o reajuste de 15,8% da GAJ e alertou os novatos a não se enganarem: “esse índice não é um PCS e não serve nem para cobrir a inflação do período, que é de 48%. Estamos buscando o adiantamento das próximas parcelas para ver se podemos pelo menos cobrir a inflação deste ano, que já está em cerca de 6%”, explicou.

A coordenadora frisou, o tempo todo, que somente a união da categoria e o envolvimento com as atividades sindicais pode impedir à perda de direitos dos servidores públicos, paulatinamente levada pelo governo federal. Dentre as bandeiras que os servidores defendem hoje, ela citou a busca por uma data base e pelo fortalecimento do vencimento básico – “porque gratificações e benefícios podem ser retirados a qualquer momento” – e o acompanhamento da PEC 190/2007 (veja aqui do que se trata), que trará prejuízos para os servidores do Judiciário Federal caso aprovada.

Os representantes do SITRAEMG reforçaram a importância da filiação ao Sindicato apontando que o Judiciário Federal passa por um momento de renovação, com muitos servidores chegando e outros se aposentando – então, mais do que nunca, é hora da categoria se organizar e manter o movimento. Os novos servidores ainda receberam informações sobre os convênios e cursos que o Sindicato oferece aos filiados e sobre o trabalho da Assessoria Jurídica, que no momento acompanha mais de 800 ações (individuais e coletivas) de sua iniciativa, além dos diversos pedidos administrativos do TRE, TRT, Justiça Federal e Militar (veja aqui).

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags