A coordenadora geral do SITRAEMG Adriana Corrêa Valentino representou a entidade ontem, 9, na sessão solene do TRE-MG, que rendeu homenagem a três personalidades daquele Tribunal. Foram realizadas as aposições dos retratos dos desembargadores Kildare Gonçalves Carvalho (jul/ 2010 a fev/2012) e José Altivo Brandão Teixeira (fevereiro a julho/2012), na Galeria dos ex-presidentes do Tribunal mineiro; e a outorga da Medalha “Desembargador Vaz de Mello” ao ex-diretor-geral Levindo Coelho Martins de Oliveira. Na oportunidade, houve também a reinauguração do Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais, com exposição temática, que conta a história dos 25 anos da ASTREMG (Associação dos Servidores do TRE-MG), a serem completados em 2014. O evento foi realizado no Auditório Desembargador Leal da Paixão, que fica na Avenida Prudente de Morais, 320, em Belo Horizonte, e contou com a presença de diversos juízes, desembargadores, familiares e amigos dos homenageados e servidores da Casa.
Para saudar os homenageados, o vice-presidente do TRE mineiro, desembargador Wander Marotta, fez um breve relato das trajetórias de vida dos três agraciados, destacando, sobretudo, suas atuações no campo da Justiça. Muito emocionado, e durante um pequeno discurso, o homenageado Sr. Levindo Coelho, agradeceu a todos pelo reconhecimento e disse que o Tribunal Eleitoral de Minas tem histórias. “O TRE mineiro é e continuará sendo o melhor tribunal do país”, destacou, parabenizando a todos servidores do Órgão que, segundo ele, são estes que fazem o Tribunal funcionar. “Vamos manter o nome do Tribunal de Minas sempre no topo”, finalizou, arrancando muitos aplausos dos convidados.
A Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Vaz de Mello foi instituída em 14 de dezembro de 1999 e é entregue anualmente, pelo TRE-MG, a personalidades ou entidades que contribuíram para o desenvolvimento e engrandecimento da Justiça Eleitoral. O patrono da Medalha, desembargador Vaz de Mello, recentemente falecido, foi presidente do Tribunal.
A abertura e encerramento da sessão solene ficaram por conta do presidente da Casa, desembargador Antônio Carlos Cruvinel.