O SITRAEMG iniciou nesta segunda-feira, 29, mais uma série de viagens ao interior de Minas para conversar com os servidores. Na tarde de hoje, a coordenadora-geral Lúcia Maria Bernardes de Freitas esteve no Cartório Eleitoral de João Pinheiro, na região noroeste do Estado. No roteiro, ainda estão previstas visitas às Justiças Eleitoral, Trabalhista e Federal de Unaí e Paracatu – onde também haverá a solenidade de instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Vara do Trabalho da cidade.
Na primeira visita desta semana, o SITRAEMG conversou com Hércules Gomes Júnior, um dos quatro servidores da 151ª Zona Eleitoral, em João Pinheiro – ele, inclusive, é companheiro de trabalho do coordenador executivo do SITRAEMG Osmar Souto. A ZE é responsável também pela cidade de Brasilândia de Minas, totalizando 45.570 eleitores. Durante a conversa, realizada nos fundos da casa com amplo quintal onde a ZE funciona, Gomes disse que a rotina é tranquila, mas que, como nos outros cartórios, em época de eleições municipais a situação fica “insustentável”.

O servidor também comentou sobre o reajuste salarial da categoria – ínfimos 15,8% concedidos em cima da Gratificação Judiciária (GAJ). Lúcia Bernardes deu detalhes sobre o estágio em que a questão se encontra e lamentou a falta de empenho do Supremo Tribunal Federal (STF) em defender os servidores durante a negociação: “nosso problema é que nos falta um presidente forte n Supremo para lutar por nós. Falta vontade política”, criticou.
Amanhã, 30, o SITRAEMG visitará os locais de trabalho de Paracatu e, no dia seguinte, Unaí. A viagem vai até o dia 31 e outras cidades podem ser acrescentadas ao roteiro.
Janaina Rochido, de João Pinheiro


