Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Viagens ao interior: conversa com a Justiça Federal de São João Del Rei gira em torno da saúde do servidor

Compartilhe

A cidade seguinte à Lavras visitada pelo SITRAEMG foi a histórica São João Del Rei, que possui as Justiças Federal, Eleitoral e Trabalhista. A primeira conversa da terça na cidade foi com os servidores da Justiça Federal e as sindicalistas Débora Melo Mansur e Lúcia Maria Bernardes de Freitas representaram o Sindicato ouvindo suas queixas, dúvidas e sugestões.

Servidores da Justiça Federal da cidade histórica posam com as coordenadoras do SITRAEMG após a visita: Sindicato foi bem recebido e a conversa rendeu bons frutos (Foto: Janaina Rochido)

Apesar de ocuparem uma bela casa, a primeira coisa que os servidores apontaram foi que falta uma rampa de acesso a quem deseja ir a outro setor que não seja a atermação, localizado abaixo do nível da rua. Eles também disseram que os planos de uma nova sede existem, mas o fato de praticamente toda a cidade ser tombada dificultam a construção em uma área mais central. Assim, eles continuam no aguardo.

Frente às muitas pilhas de processos ocupando todas as mesas, as coordenadoras sindicais tornaram a chamar a atenção para a saúde do trabalhador: não esquecer de fazer as pausas a cada 50 minutos de trabalho é fundamental para prevenir doenças osteomusculares e oftalmológicas, além daquelas de cunho psíquico. Inclusive, Débora Mansur informou que o SITRAEMG já conversou com a administração da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG) a respeito da realização do exame periódico e para que ele se estenda às questões psicológicas e de stress.

Ainda no assunto saúde, os servidores da JF relataram que, com a chegada da digitalização, seu trabalho aumentou ainda mais, ao contrário da “propaganda” que era feita: “nos disseram que, com a chegada do processo eletrônico, a gente ia trabalhar com mais tranquilidade, mas não é isso que a gente vê. Estamos trabalhando mais e o número de servidores não aumentou”, queixou-se um servidor.

Pro Social

O Pro Social também foi lembrado durante o bate papo na JF. Lúcia Bernardes parabenizou-os pela mobilização que pressionou o Tribunal Regional Federal da 1ª Região a voltar atrás e suspender parcialmente o reajuste da contribuição do plano (leia mais aqui). Mesmo assim, as coordenadoras do SITRAEMG frisaram que o Sindicato está, junto à Fenajufe e outras entidades de base, engajado nesta causa para que o servidor não seja prejudicado.

Ao fim da visita, os servidores entregaram várias folhas preenchidas do abaixo assinado proposto por um servidor do interior mineiro (Alfenas) em prol do reajuste dos servidores do Judiciário Federal. O referido documento visa à criação de um Projeto de Lei de iniciativa popular pelo reajuste dos vencimentos da categoria mediante aplicação dos índices do IPCA relativos ao período de 2007 a 2012 nos valores constantes do anexo II da Lei 11.416/2006. Para saber mais a respeito, clique aqui ou no banner disponível no alto da pagina do SITRAEMG na internet e conheça a proposta.

Os servidores também receberam material informativo do Sindicato e Lúcia Bernardes e Débora Mansur falaram sobre a importância da participação nas atividades sindicais e incentivaram os servidores a se manterem em contato com a entidade, seja enviando sugestões ou denunciando irregularidades. “Vamos nos conscientizar e participar da luta – sindicato forte é aquele em que a categoria participa”, arrematou Lúcia.

As coordenadoras sindicais Débora Melo Mansur (à esquerda) e Lúcia Maria Bernardes estão representando o SITRAEMG nesta série de visitas (Foto: Janaina Rochido)

Janaina Rochido, de São João Del Rei

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags