Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Viagens ao interior: Justiça Federal de Lavras pergunta sobre o Pro Social

Compartilhe

A última visita feita pelas coordenadoras do SITRAEMG Lúcia Maria Bernardes de Freitas e Débora Melo Mansur na segunda-feira, dia 8, dentro do roteiro de viagens à região do Campo das Vertentes foi aos servidores da Justiça Federal em Lavras. A Vara única da Subseção Judiciária na cidade possui 3.500 processos e os servidores receberam o Sindicato muito bem.

Para abrir a conversa, Lúcia Bernardes parabenizou a Justiça Federal pela participação na greve de 2012, na qual tiveram maciça participação. “Ainda que o reajuste não tenha sido o que esperávamos ou merecíamos, a participação de vocês foi fundamental”, elogiou Lúcia. A sindicalista também ressaltou as melhorias pelas quais a JF passou nos últimos tempos, como o combate ao assédio moral e o aumento da participação destes trabalhadores na vida do Sindicato.

Respondendo às dúvidas dos servidores, as coordenadoras sindicais falaram sobre o maior motivo de preocupação atual na JF: o reajuste dos valores do Pro Social, a assistência médica dos servidores da 1ª Região. As representantes do SITRAEMG reforçaram que o Sindicato está engajado nesta causa e está junto aos outros sindicatos e à Fenajufe para reverter o aumento – na manhã desta mesma segunda, inclusive, o diretor-geral do TRF da 1ª Região, Roberto Elias Cavalcante, apresentou a dirigentes sindicais do Distrito Federal uma proposta de suspensão parcial do reajuste do plano (leia mais aqui).

Justiça Federal recebeu muito bem o SITRAEMG, representado pelas coordenadoras Débora Mansur e Lúcia Bernardes (em pé) (Foto: Janaina Rochido)

Débora Mansur também conversou com os servidores sobre o momento político atual no Brasil e disse-lhes que a categoria precisa rebater a falácia do governo de que o servidor público do Judiciário custa muito, pois a União gasta somente 1,33% do Orçamento com esse setor – as informações são do próprio governo, compiladas pelo Movimento Auditoria Cidadã da Dívida. “A Justiça Federal, por exemplo, banca todos os próprios gastos com o que arrecada. Está na hora de pararem com essa falácia”, alertou a sindicalista.

Na manhã de terça-feira, 9, as sindicalistas do SITRAEMG farão uma visita aos servidores da Justiça do Trabalho em Lavras e, após isso, seguem para as cidades de São João Del Rey e Conselheiro Lafaiete – lembrando que mais cidades podem ser acrescentadas a esse roteiro, conforme o progresso das visitas.

Janaina Rochido, de Lavras

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags