O coordenador executivo do SITRAEMG Hélio Ferreira Diogo e a funcionária Cássia Delgado estiveram na tarde de hoje, 12, em uma das salas de treinamento do TRT, à Rua Goitacases, para dar boas-vindas a mais uma turma de novatos deste Tribunal. Os representantes do Sindicato fizeram uma breve apresentação da entidade e falaram da importância da filiação.
Ao dar início ao seu pronunciamento, Hélio parabenizou os novos colegas ressaltando suas “vitórias” ao passarem em concurso público. Em seguida, ao falar do Sindicato, contou uma breve história desde sua fundação, em 1989, após a validade da Constituição Federal. O sindicalista falou sobre a importância de filiação junto ao Sindicato, o que o torna cada vez mais forte e representativo. “O SITRAEMG representa a categoria em ações administrativas e judicialmente”, disse Hélio, ressaltando o renomado corpo jurídico (Cassel e Ruzzarin Advogados) que presta assessoria ao Sindicato. Além disso, citou outros benefícios oferecidos aos filiados como, plano de saúde da Unimed (com preços especiais), cursos e convênios.
Ao falar sobre Planos de Cargos e Salários (PCS), Hélio recordou três grandes momentos dos servidores do Judiciário Federal na luta por melhores condições salariais; os PCS’s de 93, 96, 2002 e 2006. Ele ressaltou que só foram aprovados com muita luta, participação dos servidores e muita pressão junto aos parlamentares. “Somos fortes porque somos um grupo”, disse, referindo-se às conquistas de benefícios. Na oportunidade, o coordenador sindical falou sobre a recente e intensa mobilização pelo PCS 4 – que acabou resultando no aumento da GAJ (Gratificação Judiciária). O PLP 549/09 que pode congelar os salários dos servidores públicos por dez anos e a anulação da Reforma da Previdência também foram citados, dentre outros, como lutas da categoria na tentativa de barrar projetos que retiram direitos dos servidores públicos.