Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Cemig demite trabalhadores concursados

Compartilhe

No último dia 30, a Cemig iniciou as demissões na Cemig Serviços, subsidiária criada em 2010 para fazer o serviço de leitura e que está sendo fechada. Antes do dia do Trabalhador, foram dispensados 18 eletricitários das regiões Oeste, Norte e Triângulo e há informação que haverá mais de cem outras demissões.

Há cerca de dois anos, esses eletricitários enfrentam problemas como salários e benefícios rebaixados em relação aos demais trabalhadores da Cemig, além da ausência de plano de saúde.

O Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerias (Sindieletro-MG) cobrou a melhoria nas relações e nas condições de trabalho, que chegam a ser piores do que a realidade registrada nas empreiteiras. Mas a direção da Cemig optou pelo fechamento da empresa, criada com dinheiro público e, indiferente à reivindicação de incorporação dos trabalhadores pela Cemig Distribuição, iniciando as demissões sem qualquer explicação à sociedade e aos eletricitários.

Para facilitar a dispensa, a Cemig usou práticas condenáveis como a transferência forçada de cidade e o esvaziamento das funções dos eletricitários, com a volta da terceirização das atividades de leitura. Trabalhadores denunciaram pressão e assédio para aderir ao Programa de Demissão Incentivada (PDI). Há recibos que comprovam que a Cemig pagou transporte e estadia de eletricitários do interior para participarem de atividade sindical em Belo Horizonte, para se infiltrar e influenciar na organização dos trabalhadores.

Denúncia

O Sindieletro está tomando várias providências para barrar as demissões, com a denúncia de práticas antissindicais ao Ministério Público do Trabalho e à Assembléia Legislativa.
Os trabalhadores programam uma grande mobilização para denunciar à sociedade a atitude da Cemig de descartar eletricitários concursados. Em Montes Claros, no Norte de Minas, o Sindieletro já promoveu, no último dia 6, ato público contra as demissões.

FONTE: Sindieletro-MG

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags